publicidade
Araguaína-TO, sexta, 10 de julho de 2020
Siga a REDE TO

Estado

Advogada testa positivo e TO tem 1º caso confirmado da covid-19

18/03/2020 13h17 | Atualizado em: 18/03/2020 19h53

Divulgação/Antonio Gonçalves Secretário Edgar Tolini explicou que a paciente diagnosticada com coronavírus na capital esteve, recentemente, em uma conferência na cidade de Fortaleza (CE)
REDAÇÃO 
REDE TO


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Tocantins confirmou, nesta quarta-feira, 18, o primeiro caso de coronavírus no Tocantins. Moradora de Palmas, pessoa infectada é uma mulher de 42 anos, casada e com filhos. Ela chegou, recentemente, de uma conferência, em Fortaleza, no Ceará. 

De acordo com a SES, a mulher não estava entre os pacientes monitorados pela SES. O exame que confirmou o diagnóstico foi realizado na rede particular. A advogada está em isolamento domiciliar. 

"Estou bem e continuo não apresentando os sintomas relatados em outros casos. Peço que todas as colegas que foram à Conferência que façam o teste e, voluntariamente, fiquem isoladas, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde", afirmou a paciente por meio de uma mensagem compartilhada pelo WhatsApp. 

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, explicou, em coletiva, no Palácio Araguaia, os procedimentos que serão adotados. “Iremos rastrear toda a história epidemiológica dela, onde esteve e contatos de forma ampliada. Vamos continuar a orientação e o monitoramento, visto que ela já está em isolamento domiciliar, e acompanhar o desenvolvimento da doença. Já sabemos que os sintomas estão moderados, além de acompanhar os demais possíveis casos relacionados a esse”, pontuou.

O último boletim divulgado pela secretaria apontava a existência de 11 casos suspeitos de coronavírus no Tocantins, sendo sete em Palmas e quatro no interior (Araguaína, Paraíso, Pindorama e Porto Nacional).

Medidas

Várias medidas vem sendo tomadas pelas autoridades tocantinenses para conter o avanço do Coronavírus no estado, como a proibição de eventos com grande aglomeração de pessoas e a suspensão das atividades de orgãos públicos, escolas, instituições e empresas.

Contudo, há críticas quanto a falta de alinhamento entre a Prefeitura de Palmas, cidade onde foi confirmado o primeiro caso, e o governo do estado para divulgação de informações sobre a covid-19. 

Novo Coronavírus

Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus com uma estrutura em formato de coroa, conhecida desde 1960. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19. Ela foi descoberta no final de dezembro de 2019, na China.

Diante da presença de casos confirmados do Covid-19 em mais de 100 país, atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a doença como uma pandemia. 

Medidas preventivas

O Ministério da Saúde explica que não há medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus e indica as seguintes medidas de prevenção:

- lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
- evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- evitar contato próximo com pessoas doentes;
- ficar em casa quando estiver doente;
- usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
- não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;
- limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
- manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.



Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.