publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quarta, 08 de abril de 2020
Siga a REDE TO

Estado

Tocantins registra primeira morte suspeita pelo novo coronavírus

22/03/2020 12h12 | Atualizado em: 22/03/2020 12h38

Reprodução/Fotos Públicas Após piora súbita, caminhoneiro gaúcho, de 55 anos, foi entubado e mantido em isolamento no Hospital Regional de Porto Nacional; ele morreu antes de ser transferido para o Hospital Geral de Palmas
REDAÇÃO
REDE TO


Um dia após ser decretado estado de calamidade pública no Tocantins por causa do coronavírus, o estado registrou a primeira morte suspeita da doença covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, trata-se de um caminhoneiro do Rio Grande do Sul, de 55 anos. 

A SES afirma que o paciente, diabético, estava há cerca de 20 dias de passagem no Tocantins e que, por três dias, apresentou tosse, febre e desconforto respiratório, mas não buscou atendimento médico.

Ainda segundo a secretaria, na manhã deste sábado, 21, o caminhoneiro compareceu em unidade de Saúde de Silvanópolis, sendo transferido para o Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), onde recebeu atendimento da equipe multidisciplinar e ficou em uma ala isolada na unidade, recebendo suporte por meio de oxigênio.

Com uma piora súbita em seu quadro na noite deste sábado, o paciente foi entubado e sua transferência para o Hospital Geral de Palmas (HGP) foi solicitada, mas ele acabou morrendo antes de ser transferido.

Segundo a SES, as amostras do paciente haviam sido colhidas pelo Município de Silvanópolis, uma vez que o quadro estava dentro dos critérios pra casos suspeitos do novo coronavírus e o mesmo havia sido listado no último boletim de acompanhamento divulgado por esta Secretaria.

A secretaria destaca, por fim, que o material colhido será submetido a exames e o Município de Silvanópolis fará o monitoramento das pessoas que estiveram em contato com o paciente antes de sua internação e repassará as informações pertinentes para o Cievs, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Tocantins.


Casos no Tocantins

Ao todo, conforme boletim da SES divulgado, neste sábado, 21, o Tocantins 79 casos suspeitos, em Palmas (48), Araguaína (9), Gurupi (7), Pedro Afonso (3), Bandeirantes (2), Porto (1), Paraíso (1), Miracema (1), Xambioá (1), Augustinópolis (1), Cariri (1), Nova Olinda (1), Silvanópolis (1) e Arapoema (1). Há também um caso suspeito de uma mulher que está no Tocantins, mas é de outro estado. 

Até o momento, foram confirmados dois casos de infecção pelo novo coronavírus no estado. 



Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.