publicidade
Araguaína-TO, sexta, 07 de agosto de 2020
Siga a REDE TO

Estado

Com 7 mortes e mais de 300 casos de covid-19, TO acende alerta

05/05/2020 21h05 | Atualizado em: 11/05/2020 21h05

Marcello Casal Jr./Agência Brasil Máscaras obrigatórias, barreiras nas divisas e distanciamento social para todos estão as regras adotadas pelo governo do estado após explosão de casos no Tocantins
REDAÇÃO
REDE TO


Durante reunião por videoconferência realizada nesta terça-feira, 5, o governador do Estado, Mauro Carlesse (DEM), comunicou, aos integrantes do Comitê de Crise para Prevenção da Covid-19, que o Poder Executivo Estadual publicará novas medidas visando intensificar o combate ao novo Coronavírus e evitar a continuidade do aumento de pessoas infectadas no Tocantins. Dentre as medidas apresentadas, estão a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o estado e a instalação de barreiras sanitárias nas divisas.

O Decreto que traz a obrigatoriedade será assinado pelo Chefe do Poder Executivo e publicado do Diário Oficial (DOE) desta terça-feira, 5.

Segundo o governo, a decisão leva em consideração o aumento do número de casos da Covid-19 no estado e a necessidade de uma medida mais efetiva, no sentido de fazer com que a população adote os hábitos necessários para diminuir a propagação do novo Coronavírus. 

Distanciamento social ampliado

Além desta normativa, outra medida comunicada pelo Governador é a recomendação aos municípios para que voltem a adotar a modalidade de Distanciamento Social Ampliado (DAS), aquele que não se limita a grupos específicos, exigindo que todos os setores da sociedade permaneçam em casa durante a vigência dos decretos dos gestores locais, restringindo ao máximo o contato entre as pessoas.

Número de casos

Em apenas sete dias (28/04 a 04/05), o Tocantins saltou de 116 casos confirmados de covid-19 para 303, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta terça-feira, 05. Ao todo, foram 36 novos casos
 de covid-19 no território tocantinense. Foram mais 13 em Araguaína, 12 em Palmas, seis em Gurupi, um em Cariri, um em Couto Magalhães, um em Lizarda, um em Sampaio e um em Wanderlândia. 

Vale destacar que os números do boletim estadual se referem ao dia anterior e, por isso, não inclui, por exemplo, o terceiro caso de Colinas do Tocantins, confirmado no começo da tarde desta terça. O paciente diagnosticado é um caminhoneiro, de 48 anos, que está em isolamento social na cidade.

Sétima morte

Nesta terça, foi confirmada a sétima morte por covid-19 no Tocantins. A vítima é um homem, de 68 anos, morador de Lizarda, que faleceu no último dia 3, em um hospital particular da cidade. Ele era diabético e tinha câncer. A confirmação da doença se deu após exame realizado no Laboratório Central do Tocantins (Lacen-TO), em Palmas. 

Também foi divulgado, nesta terça, que, na última segunda, 4, foi registrada mais uma morte por covid-19 em território tocantinense de paciente que mora em outro estado. A vítima é um homem, de 86 anos, de Brasília, que estava internado em um hospital particular de Palmas. O óbito entrará para as estatísticas do DF. 

Cidades

Conforme o boletim epidemiológico da SES, já foram diagnosticados pacientes com a doença em 26 cidades: Araguaína (117), Palmas (99), Gurupi (17), Guaraí (10), São Miguel (9), Cariri do Tocantins (7), Couto Magalhães (6), Paraíso (5), Wanderlândia (5), Tabocão (4), Augustinópolis (3), Miranorte (3), Porto Nacional (3), Colinas (2), Sítio Novo (2), Dianópolis (1), Tocantinópolis (1), Nova Olinda (1), Axixá (1), Ananás (1), Aguiarnópolis (1), Bandeirantes (1), Miracema (1), Sampaio (1) e Lizarda (1). 

Recorde de internações

Já são 26 pessoas internadas com covid-19 no Tocantins. Destas, 13 estão em UTIs, sendo 10 em hospitais públicos e três na rede privada. As 13 restantes estão em leitos clínicos, sendo seis no SUS e sete em hospitais privados. 

Tanto o número de pessoas hospitalizadas quanto o de pacientes internados em UTIs é recorde desde o começo dos casos da doença no estado.

Situação dos pacientes

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, entre os pacientes com covid-19 no Tocantins:

- 7 morreram;
- 44 estão curados;
- 252 estão em isolamento domiciliar ou hospitalar; 
- e 26 estão internados (aqui também estão incluídos pacientes que não moram no estado).



Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.