publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quinta, 29 de outubro de 2020
Siga a REDE TO

TRE-TO lança o projeto Eleições sem Sujeira edição 2020

13/10/2020 10h49 | Atualizado em: 13/10/2020 10h49

Divulgação

A Justiça Eleitoral do Tocantins inicia, nesta terça-feira (13/10), as ações do projeto Eleições sem Sujeira - edição 2020. Por meio de campanha de conscientização, partidos, candidatos, eleitores, mesários e servidores que atuarão no dia da votação serão orientados sobre formas de minimizar os impactos ambientais causados pela realização de uma eleição e a importância da destinação correta de todo resíduo gerado durante o período eleitoral.

Alinhado ao Planejamento Estratégico 2015 - 2020 do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desde a primeira edição do projeto, em 2016, o Eleições sem Sujeira trabalha para minimizar o derrame de santinhos. Neste sentido, a iniciativa vem obtendo bons resultados. Nas Eleições de 2018, dos 139 municípios do estado 81 não registraram derrame de santinhos no dia da votação.

Com a tônica “candidato que suja a cidade não merece o seu voto” a iniciativa ainda visa a orientar candidatos e partidos políticos para a gestão adequada dos resíduos de campanha (papel, plástico/lona e outros) e despertar no eleitor a consciência da necessidade de ser agente fiscalizador. 

A gestão dos resíduos gerados pela Justiça Eleitoral nos 139 municípios também faz parte do projeto, assim como ações para fomentar o trabalho das associações, cooperativas e indústrias de materiais reciclados. Neste ano, foram fechadas parcerias com catadores individuais de material reciclável ou associações de catadores em 25 cidades do estado para recebimento de plástico e papel. 

Ainda em 2020, por conta da necessidade de se manter um protocolo rígido de segurança sanitária, foi incluído no projeto uma nova frente de trabalho voltada à gestão dos resíduos das eleições em tempos de pandemia, que aborda o descarte correto e seguro dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como frascos de álcool em gel, álcool líquido, protetor facial e máscaras descartáveis, além de adesivos para indicação de distanciamento e cartazes de orientação que serão afixados nos locais de votação. Vídeo explicativo sobre o passo a passo correto para o descarte desses materiais será compartilhado com os mesários e equipe de apoio que atuarão no pleito em 15 de novembro. 
             


       Com Ascom/TRE-TO

Leia sobre: EleiçãoLimpezaSantinhosTRE
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.