publicidade
publicidade
Araguaína-TO, domingo, 07 de março de 2021
Siga a REDE TO

Estado

Detentos vão trabalhar na reforma de escolas públicas no Tocantins

15/01/2021 18h43 | Atualizado em: 15/01/2021 18h43

Divulgação Programa Reeduca Tocantins prevê o uso da mão de obra de detentos do sistema prisional para a realização de reparos e reformas em escolas estaduais

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, promoveu na manhã desta quinta-feira, 14, no Palácio Araguaia, o lançamento do programa Reeduca Tocantins, por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, que autoriza a utilização da mão de obra de detentos do sistema prisional para a realização de reparos e reformas em escolas estaduais.

O Reeduca Tocantins é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju) e a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). “É um dos programas mais importantes que estamos dando início neste ano de 2021. Estamos falando de ressocialização, de remição de penas e de melhorias para nossas escolas estaduais, tudo em uma só iniciativa. Estamos dando oportunidades para pessoas que tomaram escolhas erradas no passado, mas que agora estão dispostas a colaborar com a sociedade", destacou o Governador.

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, e pela secretária de Estado da Educação, Adriana Aguiar. 

Em Palmas, duas unidades educacionais serão as primeiras a serem beneficiadas com o programa: Colégio Militar - Unidade II e a Escola Estadual Vila União, na região norte da Capital. Duas empresas da Capital, a Renacor Tintas e a Tintas Kokar, também se tornaram parceiras da iniciativa e irão doar os materiais para a reforma.

Segundo o governo, os trabalhos em todas as unidades de ensino serão executados em datas e horários que não sejam letivos ou que não estejam ocorrendo aulas presenciais, tais como fins de semana, feriados, férias escolares e durante a oferta de aulas não presenciais decorrentes da pandemia do novo Coronavírus.

Entrega do ônibus-cela 

Durante o lançamento do programa Reeduca Tocantins, Carlesse também promoveu a entrega de um ônibus-cela 100% equipado para o transporte seguro de reeducandos. O veículo, proveniente de doação do Departamento Penitenciário Federal (Depen), tem capacidade para transportar até 32 pessoas e está equipado com ar-condicionado, sistema de freio, direção hidráulica, microfones e câmeras de segurança. 

 

Com Secom/Governo do TO

Leia sobre: DetentosEscolaPresoReeduca TocantinsReformaTrabalho
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.