publicidade
publicidade
Araguaína-TO, domingo, 07 de março de 2021
Siga a REDE TO

Municípios

Gurupi: Campanha pretende vacinar 2,6 mil animais contra a raiva

26/01/2021 19h38 | Atualizado em: 27/01/2021 18h02

André Borges/Agência Brasília A zona rural está dividia em seis rotas e a previsão é que em seis semanas essa etapa seja concluída

A prefeitura de Gurupi, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inicia nesta quarta-feira, 27, a vacinação antirrábica na zona rural do município. Conforme cronograma do Estado, esta campanha será dividida em duas etapas, sendo a zona rural, a primeira.

Segundo o coordenador do CCZ, Marcus Teixeira, a meta é vacinar 1.617 cães e 1.062 gatos. A zona rural está dividia em seis rotas e a previsão é que em seis semanas essa etapa seja concluída. Ele ainda informou que para este trabalho estarão envolvidos seis profissionais, sendo cinco fiscais e um médico veterinário.

O coordenador destaca a importância dessa ação para a garantia da saúde animal, principalmente, porque a última vacinação antirrábica aconteceu em 2018. “Acreditamos que nossa equipe será muito bem recebida nas propriedades rurais, pois os donos de animais reconhecem a importância de mantê-los vacinados”, enfatizou.

O último caso de raiva em animais, registrado em Gurupi, foi em 2007, quando foi confirmada a infecção de um cão.

Saiba Mais:

A raiva canina é uma zoonose gravíssima e fatal que pode ser transmitida através da mordida ou arranhadura do animal. A melhor forma de prevenção é vacinar corretamente o pet: um ato de amor e proteção em relação ao cachorro e a todos que convivem com ele.

Os principais sintomas, que começam após o período de incubação, são irritabilidade, desorientação e agressividade, e vão se tornando progressivamente mais graves. Assim, o animal contaminado aos poucos vai perdendo domínio de sua capacidade de resistência física e psíquica para se tornar abatido, irritadiço, agressivo e descoordenado em todos os sentidos.

 

Da Secom/Prefeitura

Leia sobre: antirabicaGurupi Saúde animal
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.