publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Wednesday, 10 de August de 2022
Siga a REDE TO

Estado

MP investiga morte de peixes em barragem de fazenda no Tocantins

31/05/2021 19h41 | Atualizado em: 01/06/2021 16h50

Divulgação/MPTO MPTO está apurando a morte de peixes em uma barragem no Rio Dueré, em Santa Rita do Tocantins, no sul do estado
REDAÇÃO
REDE TO


O Ministério Público do Tocantins está investigando a morte de vários peixes em possível estação elevatória/barramento, localizada no Rio Dueré dentro da Fazenda Três Fronteiras, no Município de Santa Rita do Tocantins, no sul do estado. De acordo com o MP, os vídeos encaminhados à Promotoria de Justiça Ambiental da Bacia do Alto e Médio Araguaia mostram pouca quantidade de água nas proximidades da estação e peixes boiando.

O promotor de Justiça Francisco Brandes Júnior solicitou providências ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e ao Batalhão de Polícia Ambiental do Estado.

Segundo o MP, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caoma), órgão técnico do MPTO, já fez análise da propriedade rural e do empreendimento agroindustrial e constatou que a área já estava praticamente com toda cobertura vegetal intacta até o marco temporal do Código Florestal de 2012, sofrendo processos de desmatamento e intervenções agroindustriais severas, inclusive nos últimos anos, que ainda deverão ser investigados.

Com base nessa verificação, o promotor de Justiça tomou outras providências. “Agora vamos investigar a regularidade ambiental da propriedade, que inclui a verificação de possíveis ilicitudes nos procedimentos de licenciamento junto ao órgão ambiental estadual referentes a desmatamentos e compensação de área de reserva legal, desmatamentos recentes na propriedade, autorizações de operação de barramento e demais atividades agroindustriais”, explicou.

A REDE TO tentou entrar em contato com os responsáveis pela Fazenda Três Fronteiras, mas até a
conclusão desta matéria, ninguém tinha sido localizado. O espaço está aberto.                                           



Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.