publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quarta, 01 de dezembro de 2021
Siga a REDE TO

Estado

Ritmo lento faz TO ser 6º estado que menos vacina contra a covid

02/06/2021 20h36 | Atualizado em: 06/06/2021 20h42

Agência Brasil O ritmo lento se deve a vários fatores, entre eles a demora para a distribuição das doses, a dificuldade de acesso a algumas localidades e a recusa de muitas pessoas que fazem parte dos públicos-alvo de receberem o imunizante

REDAÇÃO
REDE TO


O Tocantins está na 22ª posição no ranking nacional de vacinação contra a covid-19, na frente apenas dos estados do Pará, Acre, Rondônia, Amapá e Roraima. O ritmo lento se deve a vários fatores, entre eles a demora para a distribuição das doses, a dificuldade de acesso a algumas localidades e a recusa de muitas pessoas que fazem parte dos públicos-alvo de receberem o imunizante. 

De acordo com o Vacinômetro, o estado já recebeu 638.870 doses de três tipos de vacina: Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. Deste total, 560.578 foram distribuídas para os municípios. Os dois polos de distribuição ficam em Palmas e Araguaína. Nestas cidades, que os representantes devem ir para buscar as doses. Segundo apurou a REDE TO, alguns municípios demoram ir buscar as doses. Outros têm dificuldade para acompanhar o andamento da vacinação, atrasando o envio de dados para o sistema da Secretaria de Estado da Saúde. Há também alguns que aguardam vários dias pelo comparecimento do público-alvo, muitas vezes incrédulo em relação a vacina por causa de fake news. 

Do total de doses que o Tocantins já recebeu 638.870 doses de vacinas contra a covid-19 (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer). 407.953 foram aplicadas. 276.767 tocantinenses receberam a primeira dose, enquanto 131.186 foram imunizados ao receber a segunda aplicação. 17,40% da população local foi vacinada. 

Proporcionalmente, o município tocantinense que mais vacinou é Tocantínia, onde 29,70% dos moradores receberam o imunizante. O que menos vacinou é Campos Lindos, com apenas 7,12% da população vacinada. Palmas já vacinou 18,58%, Araguaína, 16,31% e Gurupi, 18,06%. As informações estão disponíveis neste link.  

A última remessa


Nesta sexta-feira, 04, o Tocantins recebeu, durante a madrugada, 4.680 doses de vacinas da Pfizer/BioNTech. Imunizantes são destinados a aeroviários; gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiências permanentes.

A gerente de imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Diandra Sena, esclarece que as doses serão encaminhadas apenas para o município de Palmas. "iremos conferir as vacinas, e em seguida, encaminhar a secretaria municipal de saúde de Palmas, para dar andamento a imunização dos respectivos públicos-alvo”, afirma.

As vacinas da Pfizer estão sendo enviadas somente para a capital porque apenas Palmas tem um ultrafreezer capaz de armazená-las em condições seguras. 


 

Leia sobre: AraguaínaCovid-19PalmasRitmoTocantinsVacinação
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.