publicidade
publicidade
Araguaína-TO, domingo, 28 de novembro de 2021
Siga a REDE TO

Estado

Palmas poderá ter quatro voos semanais para Recife e Goiânia

16/06/2021 19h13 | Atualizado em: 17/06/2021 21h59

Divulgação Governador Mauro Carlesse (PSL) assinou, nesta quarta-feira, 16, a renovação da isenção de ICMS sobre combustível para Azul Linhas Aéreas; empresa promete ampliar rotas no Tocantins

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), e o diretor de Alianças e Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Marcelo Bento Ribeiro, renovaram na manhã desta quarta-feira, 16, o Termo de Acordo de Regime Especial (Tare) referente à isenção fiscal sobre o combustível para aviação utilizado no voo comercial de Palmas-Recife. A reunião de assinatura ocorreu no Palácio Araguaia e contou com a presença dos secretários de Estado da Fazenda, Sandro Armando; e da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, e do gerente da Azul no Tocantins, Flávio Silva.

“O foco da nossa gestão é gerar emprego e renda para a população e, para isso, temos que atrair investidores e empresas de diversos ramos. Uma empresa aérea operando no Tocantins fomenta o turismo e contribui para a logística de exportação dos produtos do agronegócio”, destacou o Governador.

O secretário de Estado da Fazenda, Sandro Armando, explicou que a isenção incide sobre a base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), quando ocorre o abastecimento de aeronaves no Tocantins. “Além de reduzir a base de cálculo do ICMS sobre o combustível da aviação, a gente estimula o consumo desse combustível aqui no Estado, o que acaba beneficiando não só a companhia e os passageiros, mas o Tocantins, porque aumenta o fluxo de venda de combustível aqui e aumenta a malha aeroviária de voos do Tocantins para outras localidades da federação”, explicou, ressaltando que a porcentagem de redução varia conforme o número de pousos que a empresa faz dentro do Estado.

“É um benefício que nos possibilitou aumentar a malha aeroviária. Isso aumenta o fluxo de saída de cargas por esse crescimento de produção do Tocantins e também desafoga um pouco esse gargalo do fluxo das companhias aéreas, no sentido de absorção de passageiros”, complementou o secretário Tom Lyra.

Expectativa

O diretor da Azul Linhas Aéreas, Marcelo Bento Ribeiro, destacou que ao renovar o Tare, a expectativa da companhia é de expansão de voos para o Tocantins. “A expectativa é seguir com o projeto de expansão de voos para o Tocantins, lembrando que quando celebramos o primeiro acordo em 2019, voávamos apenas para Goiânia [GO]. Por conta dessa política de incentivos do Estado, conseguimos abrir mais dois destinos, o primeiro foi Recife [PE], primeiro voo do Tocantins direto para o Nordeste, e mais recentemente, para Viracopos [Campinas/SP], que é nosso principal centro de operações, próximo à cidade de São Paulo”, destacou.

Atualmente, a empresa opera no Tocantins com voos saindo de Palmas para Goiânia nas segundas, quartas e sextas-feiras e no domingo; de Palmas para Recife, nas segundas, terças, e quintas-feiras e no sábado; e de Palmas para Viracopos (Campinas), com voos diários. A expectativa é de que, em julho, a companhia retorne a operar quatro vezes por semana para Recife e Goiânia.

“Já são três destinos e a nossa ideia, agora com essa renovação, é sustentar essas operações que já conquistamos até aqui e continuar aumentando a frequência, colocando aeronaves maiores e mesmo buscando novos destinos”, finalizou o diretor da companhia.

 

Com Secom/Governo do TO

Leia sobre: AzulCombustívelGoiâniaICMSMauro CarlessePalmasRecifeTocantinsVoos
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.