publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quinta, 23 de setembro de 2021
Siga a REDE TO

Estado

3ª dose da vacina contra a covid-19 já pode ser aplicada no Tocantins

27/08/2021 20h46 | Atualizado em: 27/08/2021 21h03

Divulgação/Raiza Milhomem 3ª dose será administrada utilizando, preferencialmente, o imunizante da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou Astrazeneca)

REDAÇÃO
REDE TO


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, nesta sexta-feira, 27, que os municípios tocantinenses que possuírem estoques de imunizantes contra a covid-19 já podem iniciar a aplicação da terceira dose da vacina em pessoas com mais de 70 anos ou com doenças autoimunes. 

De acordo com a SES, a 3ª dose será administrada utilizando, preferencialmente, o imunizante da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou Astrazeneca).

A dose de reforço deve ser administrada seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado.

Para melhor otimização dos estoques existentes – pelo menos até a chegada de novas doses – a gerente de Imunização da SES, Diandra Sena, orienta “que os municípios que possuem doses excedentes da vacina Pfizer já podem dar início ao esquema vacinal de reforço para os idosos acima de 70 anos - que vacinaram nos meses de janeiro e fevereiro, com segunda dose da vacina CoronaVac – e os Portadores de doenças com alto grau de imunossupressão, estes após 28 dias da última dose do esquema básico”, reforçou.

Dados da vacinação

O Tocantins já recebeu 1.574.370 doses de vacinas contra a covid-19 (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen). Destas, 1.135.813 foram aplicadas. A primeira dose, em 808.085 tocantinenses (50,82% da população total) e a segunda, em 298.014 (18,74%). 29.714 pessoas (1,87%) receberam a dose única da Janssen. 20,61% da da população está totalmente imunizada. 


 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.