publicidade
publicidade
Araguaína-TO, domingo, 28 de novembro de 2021
Siga a REDE TO

Estado

131 mil estão com 2ª dose da vacina contra a covid-19 atrasada no Tocantins

10/11/2021 20h39 | Atualizado em: 18/11/2021 20h41

Divulgação 131.437 pessoas com a vacina em atraso no estado, 8 mil a mais que o apontado no último levantamento
REDAÇÃO
REDE TO


A maioria das vacinas contra a covid-19 precisa da aplicação das duas doses para que haja uma efetiva proteção contra a doença. No Tocantins, porém, muita gente não retornou aos postos de saúde para concluir o esquema vacinal. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, são 131.437 pessoas com a vacina em atraso no estado, 8 mil a mais que o apontado no último levantamento. 

Conforme o levantamento da SES, 27.411 não receberam a segunda dose da vacina CoronaVac, 71.213 não tomaram a segunda dose da AstraZeneca e 32.813 pessoas não retornaram aos postos para completar a vacinação com o imunizante da Pfizer.

“É um dado alarmante, que nos preocupa, uma vez que, a imunização é essencial para o combate à pandemia da Covid-19. Precisamos do apoio e conscientização de toda a população tocantinense. Não conseguimos fazer com que as unidades hospitalares tenham o pleno funcionamento, em especial com cirurgias eletivas, se não frearmos a evolução da Covid-19. A vacinação é a única ferramenta eficaz para que possamos voltar a normalidade”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva.

“Sem o fechamento deste esquema todas as ações voltadas ao combate à Covid-19 são prejudicadas. Contamos com o apoio da população e, principalmente, dos municípios, para completarmos e alcançarmos melhores índices de vacinação contra o vírus”, complementou a
 superintendente de Vigilância em Saúde (SVS) da SES/TO, Perciliana Bezerra. 

Explicações

Há muitos motivos que ajudam a explicar o motivo de muitas pessoas não retornarem às unidades de saúde para tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19. Um dos principais é a falsa sensação de segurança com a aplicação apenas da primeira dose. Isso porque, hoje, o número de casos, internações e mortes está bem abaixo daquele registrado durante o pico da pandemia. Diante da redução, muitas pessoas não acham necessário completar o esquema vacinal, o que, segundo as autoridades de saúde, é um erro, uma vez que a CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer precisam de uma segunda aplicação para que haja uma completa efetividade. 

Números da vacinação

De acordo com o Vacinômetro, até o momento, 45,51% dos tocantinenses receberam as duas doses da vacina contra a covid-19 ou a dose única. Isso quer dizer que menos da metade da população está completamente imunizada, o que pode colocar em cheque as estratégias para superação da pandemia, uma vez que o ideal é que pelo menos 75% dos moradores do estado estejam vacinados.



Leia sobre: AtrasoCovid-19NúmerosSaúdeSESTocantinsVacinação
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.