publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Thursday, 11 de August de 2022
Siga a REDE TO

Estado

TO tem aumento de casos, óbitos e internações por Covid-19

04/02/2022 11h32

Divulgação/Governo do TO
Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) deixam gestores em alerta para a contaminação pela Covid-19. Relatórios divulgados pelo Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde), nesta quinta-feira, 03, mostram que após meses em queda e estabilidade nos números de casos, óbitos e internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Estado voltou a registrar aumento em todos os quesitos avaliados.

Segundo as tabelas, em janeiro de 2022, o Estado registrou 36.058 novos casos da Covid-19, o que corresponde a 811% de aumento em relação aos 3.959 confirmados em dezembro de 2021. No que tange aos óbitos, foram 46 em janeiro de 2022, 39% a mais que os 33 ocorridos em dezembro de 2021.

Outro dado preocupante para as áreas técnicas são as internações em UTI, que subiram 316% se comparado as 212 de janeiro de 2022 com as 51 internações de dezembro de 2021. “Acreditamos que seja um reflexo das festividades de final de ano e do advento da nova variante ômicron, que já está em contaminação comunitária no Estado. Por isso, mais uma vez pedimos à população o zelo com os cuidados pessoais básicos como utilização de máscara e álcool em gel, a não aglomeração e, por fim, a vacinação de todos”, afirmou o titular da SES-TO, Afonso Piva.





As estatísticas apontam ainda as faixas etárias mais atingidas nas três áreas analisadas. As pessoas de 30 a 39 anos correspondem ao maior número de casos; as de 70 a 79 as que mais vão a óbitos e ocupam as UTIs. “Percebemos que a população mais jovem, ativa é quem faz o vírus circular e como consequência está contaminando seus idosos que, lamentavelmente, não resistem ao vírus”, pontuou o técnico da área de planejamento do SUS, que atua no Integra Saúde, Ullannes Passos Rios.

Da Secom/Governo do TO


Leia sobre: CasosCovid-19Internações ÓbitosTocantins
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.