publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Thursday, 18 de August de 2022
Siga a REDE TO

Estado

MPTO faz alerta sobre autorização para vacinação de crianças

16/02/2022 08h47

Divulgação/Prefeitura de Palmas
Em Palmas e Araguaína, após intervenção do Ministério Público do Tocantins (MPTO), as secretarias municipais de Saúde deixaram de exigir “termo de assentimento” para a vacinação de todas as crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19, passando a requerer a apresentação do documento somente quando os pais ou responsáveis legais não estão presentes no ato da vacinação.

Na capital, a adequação da regra ocorreu em 31 de janeiro, após ofício encaminhado pela promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro ao secretário municipal da Saúde, Thiago de Paulo Marconi. Em Araguaína, a mudança deu-se em 1º de fevereiro, após recomendação conjunta do MPTO, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Defensoria Pública Estadual (DPE).

O Ministério Público tem alertado que o termo não é necessário para a vacinação de crianças acompanhadas de pais ou responsáveis, com base na Nota Técnica nº 2/2022 do Ministério da Saúde e em recomendação da Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins. Nos dois documentos, consta que, somente na ausência dos pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por escrito, por meio de termo de assentimento.

O Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), que presta suporte técnico aos promotores de Justiça com atuação na área de defesa da saúde, encaminhou orientação e material de apoio aos membros do Ministério Público ainda em 1º de fevereiro, sobre a desnecessidade de apresentação de termo de consentimento para vacinação nos casos de crianças acompanhadas de pais ou responsáveis.


Da Ascom/MPTO


Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.