publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Monday, 04 de July de 2022
Siga a REDE TO

Estado

Quase 67 mil metros de redes são apreendidas na Piracema

09/03/2022 16h18

Divulgação/Governo do TO
Nesta quarta-feira, 9, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e instituições parceiras apresentaram em reunião coletiva, o balanço da Operação Piracema 2021/2022 no Tocantins. A fiscalização integrada no Estado registrou a soma de 66.740 metros de redes recolhidas, 564 kg de pescados apreendidos, além de outros apetrechos de pesca, arma de fogo e animais abatidos. Os autos de infração somam mais de R$ 95 mil em multas durante o período de defeso da pesca de 1º de novembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022.

Após a apresentação, na área externa do Instituto, os representantes das instituições parceiras acompanharam o processo de inutilização dos materiais apreendidos como varas, molinetes e demais apetrechos de pesca e caça. As redes apreendidas foram encaminhadas para o processo de reciclagem da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Centro Norte de Palmas (Ascampa), onde serão transformadas em itens como sacolas e vassouras.

Balanço

O relatório apresentado pela Diretoria de Proteção e Qualidade Ambiental (DPQA) e a Gerência de Fiscalização Ambiental (GFISC) do Naturatins aponta ainda que foram realizadas 71 ações de fiscalização em todas as regiões do Tocantins, com abordagem de 2.556 pessoas, 432 veículos e 88 embarcações. Entre os itens recolhidos registra 48.790 metros de rede, 17 tarrafas, quatro varas de pesca, 12 carretilhas, 140 iscas artificiais, 33 espinheis/boias, 406 kg de pescado, três embarcações, nove animais abatidos e cinco animais vivos, 32 pássaros, sete armas de fogo e 96 munições de calibres diversos. Foram lavrados dez autos de infração que somam R$ 86 mil, além de oito Termos de apreensão e seis Termos de recolhimento.  


Da Secom/Governo do TO


Leia sobre: OperaçãoPiracemaTocantins
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.