publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Wednesday, 29 de June de 2022
Siga a REDE TO

Municípios

Toneladas de pneus usados são reaproveitados em 1 ano

06/04/2022 08h24 | Atualizado em: 06/04/2022 08h26

Divulgação/Prefeitura de Palmas
Cerca de 1.350 toneladas de pneus inservíveis foram encaminhados em 2021 pelo Ecoponto de Pneus de Palmas à Reciclanip. A entidade é gestora do sistema de Logística Reversa de pneus inservíveis no País. Nos dois primeiros meses de 2022, 225 toneladas já foram encaminhadas à cadeia de reaproveitamento de pneus. A parceria envolve a Capital tocantinense com a indústria de pneus em grande iniciativa na área de responsabilidade pós-consumo.

Esse movimento ganha força quando poder público, indústria, comércio e consumidores colaboram. Em Palmas, o ponto de descarte oficial de pneus carecas, danificados, sem utilidade, é o ecoponto localizado na Avenida I, quadra 129 A, lote 12, em frente ao Tênis Sesc, no Jardim Aureny I, região Sul de Palmas, administrado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp).

O horário de funcionamento é das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Borracheiros, recapeadores e cidadãos comuns podem realizar o descarte lá. Além de pneus de carro de passeio, também podem ser direcionados para lá pneus de bicicleta e tratores. Desde 2019, 6.260 toneladas de pneus sem uso foram devolvidos, a maioria se trata de pneus de passeio.

Reaproveitamento

Segundo a Reciclanip, os pneus recolhidos pela cadeia de logística reversa da indústria de borracha resultam em alto aproveitamento. Setenta porcento dos pneus inservíveis são utilizados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras, em substituição ao coque de petróleo.

Já os outros 30% são reaproveitados pela indústria de asfalto, para confecção de acessórios automotivos (como tapetes para automóveis, pisos industriais ou esportivos ou para laminação pela indústria de móveis ou calçaddos.


Da Secom/Prefeitura de Palmas


Leia sobre: AproveitamentoPalmasPneusUsados
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.