publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Wednesday, 29 de June de 2022
Siga a REDE TO

Estado

Vacinação contra febre aftosa será suspensa a partir de novembro

01/05/2022 10h40 | Atualizado em: 02/05/2022 12h12

Divulgação/Governo do TO
REDAÇÃO
REDETO

O Tocantins terá a vacinação contra a febre aftosa suspensa a partir de novembro deste ano, quando ocorre a segunda etapa da campanha, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O anúncio foi feito neste sábado (30).

A medida abrange também os estados do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal, que assim como o Tocantins, integram o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA).

De acordo com o Mapa, esse momento não haverá restrição na movimentação de animais e de produtos entre os estados do Bloco IV, que terão a vacinação suspensa em 2022, e os demais estados que ainda vacinam no país. Isso porque o pleito brasileiro para o reconhecimento internacional das unidades da Federação como zonas livres da doença sem vacinação não será encaminhado para a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) no próximo ano, dando tempo para os demais estados se adequarem e o pleito ser apresentado de forma conjunta.

Atualmente, no Brasil, somente os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso têm a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação. A meta é que o Brasil se torne totalmente livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.

O Tocantins está livre da febre aftosa há 25 anos com vacinação. O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, disse que continuará buscando condições para que o serviço continue cada vez melhor.

“Isto é fruto de um trabalho árduo de cada um dos servidores e da consciência do produtor rural que colaborou e entendeu. Este é um momento muito importante na conquista de novos mercados e na economia”, ressalta.

 
Leia sobre: Febre AftosaTocantins
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.