publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Wednesday, 29 de June de 2022
Siga a REDE TO

Municípios

Palmas 33 anos: A história marcante da capital mais jovem do país

20/05/2022 08h06

Antônio Gonçalves/Divulgação
TIAGO SOUZA
REDETO

Palmas chega nesta sexta-feira (20) aos 33 anos de existência. A capital mais jovem do país teve o maior crescimento demográfico durante a primeira década do século XXI e sua história tem pontos marcantes.

Foi no dia 15 de fevereiro de 1989 que a Assembleia autorizou o então governador do Tocantins, Siqueira Campos, a desapropriar a área da Serra do Carmo e a leste do povoado Canela para a criação de Palmas. No dia 20 de maio daquele ano, foi lançada a pedra fundamental da cidade, em uma solenidade que reuniu cerca de 10 mil pessoas na Praça dos Girassóis.

Ainda no dia 20 de maio, Siqueira Campos acionou o trator que começou a abrir a avenida Teotônio Segurado, a primeira via arterial da cidade. Mas foi só em janeiro de 1990 que Palmas assumiu oficialmente a função de capital do Tocantins, antes ocupada provisoriamente por Miracema Taquaruçu do Porto, atual distrito de Taquaruçu.

Os poderes constituídos foram transferidos da capital provisória para o plano diretor de Palmas. As repartições do governo, por exemplo, ainda não existiam e não tinha acomodações para alojar o pessoal administrativo.

A capital tocantinense tem um pouquinho dos quatro cantos do país. A criação de Palmas atraiu gente do Brasil inteiro e grande parte do município foi construída por trabalhadores de diversas regiões.

Prefeitos

O primeiro prefeito da capital do Tocantins foi Fenelon Barbosa Sales, pai do atual governador do estado, Wanderlei Barbosa. Eduardo Siqueira Campos, filho de Siqueira Campos, Odir Rocha, Nilmar Ruiz, Raul Filho e Carlos Amastha foram os gestores nos anos seguintes. Cinthia Ribeiro é a atual prefeita da cidade.

Pontos turísticos

Os pontos turísticos de Palmas foram se formando ao longo dos anos. Os mais antigos e conhecidos são a Praça dos Girassóis, a Praia da Graciosa, o Museu Histórico do Tocantins e o Centro Geodésico do Brasil, que é o ponto central entre os extremos do nosso país (norte-sul, leste-oeste).

Na lista ainda temos o Parque Cesamar, a Praia do Prata, a Ilha Canela, a Praia das Arnos, a Praia do Caju, a Feira do Bosque, o Parque dos Povos Indígenas e o Mirante do Morro do Limpão.

Distritos

Pontos e eventos turísticos também estão em Taquaruçu, distrito de Palmas. As cachoeiras recebem visitantes do Brasil inteiro todos os anos. E tem também o Festival Gastronômico, com a venda de comidas típicas da região.

Programação de aniversário

A comemoração do aniversário de Palmas terá uma programação planejada para todas as regiões da cidade. Confira:

Programação – 20/05/22

9h- Corte do bolo - Feira Coberta da Arno 33 (307 Norte)

17h- Desfile Cívico e Militar - Avenida D no Jardim Aureny III

21h - Inauguração do Parque das Artes/ ‘Janelas Casa Cor’ /lançamento de Obras e Projetos –Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

22h - Show Pirotécnico - Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

22h - Show Malusa/Pietro De Marque - Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

23h30 – Show Leo Santana

 
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.