publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Thursday, 18 de August de 2022
Siga a REDE TO

Municípios

Brigadistas participarão de simulação de incêndio em Palmas

26/05/2022 08h43

Divulgação/Prefeitura de Palmas
REDAÇÃO
REDETO

Está marcada para esta sexta-feira (27) uma simulação de incêndio na Arse 52, ao lado do Parque Cesamar, em Palmas. A ação começa às 9 horas e contará com a participação de 12 brigadistas da capital e serve como treinamento de combate ao fogo, promovido pelo Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio).

O simulado é realizado por meio de exercícios práticos que implicam na mobilização de recursos e pessoas para avaliar os riscos, em tempo real, e estabelecer o método de combate a ser utilizado. É o que diz o superintendente da Defesa Civil do Município, Bruno Maciel.

“A simulação de incêndio é uma importante ferramenta para preparar e estabelecer procedimentos e melhorias no tempo resposta”, declarou, ressaltando que em junho de 2022 mais oito brigadistas se juntarão à equipe.

Os brigadistas vão receber instruções sobre técnicas de combate a incêndio florestal, teoria do fogo e noções de primeiros socorros, para melhorar tanto o planejamento como a execução das operações no combate e na prevenção de incêndios em Palmas.

No final do procedimento é realizado o Manejo Integrado do Fogo (MIF), uma técnica que utiliza a queima controlada para reduzir a quantidade de material combustível (vegetação), presente em uma determinada área.

Queimadas

A Defesa Civil do Município destaca que Palmas ainda não está no momento mais crítico, e que o Instituto Espacial de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou, neste período de estiagem que está começando, dois focos de calor no Município, e que a brigada já realizou, neste mesmo período, cinco combates às queimadas.

Comitê

O Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio) é composto pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMA), Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), através da Guarda Metropolitana Ambiental (GMP) e Defesa Civil, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação.

 
Leia sobre: PalmasPrevençãoQueimadasSimulação
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.