publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Friday, 01 de July de 2022
Siga a REDE TO

Estado

Vacinação contra a Influenza e Sarampo tem baixa adesão

30/05/2022 16h33 | Atualizado em: 31/05/2022 09h00

Divulgação/Governo do TO
Um dos grandes avanços para controle das doenças no mundo, as vacinas estão passando por um período de descrédito, o que promove o retorno de diversas doenças, a exemplo do Sarampo e a Influenza (Gripe). Situação vivenciada no país e no Tocantins, a campanha de vacinação contra estas duas doenças estão com baixa cobertura vacinal o que deixa uma grande parte da população vulnerável.

A campanha segue até o dia 03 junho em todo país e o Tocantins não atingiu nenhuma das metas estipuladas. Todos os públicos alvos estão abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). A cobertura vacinal da Influenza no Estado tem como meta vacinar 90% do público, estimado em 516.917 pessoas, sendo aplicadas apenas 130.442 doses. Por grupos prioritários o Tocantins só vacinou 27,10% das crianças acima de 6 meses de idade, 25,60% das gestantes, 19,90% puérperas, 40% dos idosos, 46% dos trabalhadores da Saúde, 24,50% dos indígenas e 24,7% dos professores.

Gripe

A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.

Sarampo

É uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina que protege contra o sarampo é a tríplice viral, que também previne contra a caxumba e a rubéola. 


Com Secom/Governo do TO


Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.