publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Thursday, 18 de August de 2022
Siga a REDE TO

Municípios

Palmas: Clima mais seco pode aumentar as doenças respiratórias

01/06/2022 08h53 | Atualizado em: 01/06/2022 08h53

Divulgação/Prefeitura de Palmas
Com a chegada do período mais seco, as doenças típicas da estação, os problemas de saúde relacionados ao sistema respiratório começam a aparecer com maior frequência. Para prevenir e evitar comprometimento no organismo é importante a adoção de cuidado, inclusive para que os ambientes estejam mais ventilados e úmidos.

O médico especialista em Saúde da Família, Gabriel Sampaio Monteiro, lembra que os idosos e crianças são os mais suscetíveis a doenças respiratórias, em tempo de clima seco. “Embora, todas as pessoas devam manter certos cuidados durante os dias de clima seco, há certos grupos que estão mais vulneráveis às doenças respiratórias e alérgicas. Em Palmas, nesta época, além de ficar um pouco mais quente, tem os ventos que trazem poeiras para dentro de casa, por isso é fundamental ficar atento à higienização dos ambientes”, orienta o médico.

O médico reforça ainda que o ar seco desencadeia quadros alérgicos, que não são contagiosos e causam inflamação nas mucosas, cavidades nasais e nos seios da face. “Outros problemas respiratórios se agravam nesta época do ano, como rinite alérgica e asma”, cita.

Para minimizar os efeitos deste período mais seco no organismo, a especialista aconselha a ingestão de bastante água e usar soros e hidratantes para evitar o ressecamento nasal e a ocorrência de sangramentos, bem como evitar a exposição ao sol entre as 10 e às 17 horas. “É importante evitar ficar por muito tempo em ambientes refrigerados por aparelhos. Os condicionadores de ar tornam o ambiente ainda mais seco, o que pode prejudicar a saúde”, observa a médica, lembrando que uso de umidificadores também deve ser moderado para evitar favorecer o surgimento de ácaros e fungos, acrescenta.

Veja algumas dicas para evitar complicações de saúde no clima seco:

• Ambientes fechados devem ser arejados regularmente. Uma alternativa é usar vaporizadores assim como recipientes com água em ambientes mais secos.

• Consumir bastante líquido, em especial água.

• Evitar a prática de exercícios físicos entre 10 e 16 horas.

• Lave tapetes e cortinas com frequências. Aspire e limpe todos os locais que possam acumular poeira.

• Verifique suas roupas antes de vesti-las, pois se ficam muito tempo guardadas no armário, elas tendem a ser contaminadas por fungos e mofo.


Da Secom/Prefeitura



Leia sobre: PalmasPrevençãoTempo seco
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.