publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Friday, 01 de July de 2022
Siga a REDE TO

Municípios

Câmara de Araguaína vive nova polêmica após fala de vereador

21/06/2022 18h12

Reprodução
REDAÇÃO
REDETO

A Câmara Municipal de Araguaína, no norte do estado, voltou a ser palco de um momento polêmico nesta segunda-feira (20), durante a eleição da mesa diretoria. O motivo foi a fala do vereador Marcos Duarte (SD), eleito presidente da Casa, ao se referir ao também vereador Alcivan José (PP) como "negro de alma branca".

"Esse negão aí é um negro de alma branca, um negro bom", disse Marcos Duarte durante o discurso de agradecimento. Alcivan José foi eleito como 1º secretário da Mesa Diretora e teve participação importante na vitória da chapa única encabeçada por Marcos Duarte.

No discurso o parlamentar ainda fez referência à fala do então presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, em 2017, quando chamou o ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, de "negro de primeira linha".

"Já vai sair na imprensa amanhã como o ministro Barroso disse para o ministro Joaquim Barbosa, tio do Alcivan", completou o vereador Marcos Duarte.



O vereador Alcivan José se pronunciou sobre a fala do colega na tribuna da Câmara durante a Sessão desta terça-feira (21). Lamentou o "racismo estrutural existente na sociedade, disfarçando atitudes preconceituosas como brincadeiras", mas afirmou não ter visto maldade na fala do presidente eleito, "mas talvez desconhecimento de sua parte do que seja o racismo estrutural".

Já o vereador Marcos se desculpou, disse que não apoia qualquer tipo de racismo ou homofobia e criticou a repercussão dada ao caso.

"Ele é um amigo pessoal e ele sabe que não teve cunho racista, mas as pessoas que não têm o que fazer pegam a parte, mas aqui fica sim o nosso combate a qualquer tipo de racismo, de homofobia.

A Câmara Municipal de Araguaína ainda não informou se irá analisar o caso por meio da comissão de ética.

 
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.