publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sexta, 25 de setembro de 2020
Siga a REDE TO

Estado

Conselhos Comunitários reforçam combate ao crime

11/07/2013 10h15 | Atualizado em: 11/07/2013 12h07

Lia Mara/ATN Presidente eleito do Conseg do setor Santa Bárbara, em Palmas, busca aproximar a comunidade da Policia Militar

O Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social do Tocantins (Conseg) promove nesta quinta-feira, 11, o ato de posse das diretorias eleitas para os Conselhos Comunitários do Setor Taquari, Setor Santa Bárbara e Região Norte, em Palmas; além do de Porto Nacional.

O Conseg é uma ferramenta de participação social, pela qual um grupo de pessoas de uma mesma comunidade se reúne para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas de segurança, assim como estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. No Tocantins, os Conselhos existem há seis anos.

A base de atuação é estabelecida de acordo com a área correspondente a cada Delegacia de Polícia Civil ou a área do respectivo município em que o Conseg se encontra localizado. O objetivo é formar Conselhos em áreas homogêneas, que compartilham das mesmas dificuldades, a fim de se planejar ações comuns que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população local.

De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Comunitária, Coronel Jeferson Fernandes Gadelha, “a comunidade propõe para o órgão gestor de Polícia Comunitária a criação de um Conseg. Logo é realizada reunião envolvendo comunidade, lideranças locais e a Polícia. Em seguida há o levantamento da quantidade de chapas e a data da eleição é marcada. Após eleita, a chapa é empossada para um mandato de dois anos. Então é elaborado um estatuto provisório, que será avaliado pelo órgão gestor de Polícia Comunitária. A partir daí os trabalhos são iniciados em parceria com as instituições policiais e comunidade”.

Posse

O ato de posse das diretorias eleitas, para o mandato dos Conselhos Comunitários de Palmas e Porto Nacional, será realizado nesta quinta-feira, 11, às 17h, no Auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, e contará com a presença de representantes da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, Corpo de Bombeiros, Policias Civil e Militar.

Na ocasião haverá ainda o lançamento do Curso de Capacitação de Agentes Comunitários de Segurança, com carga horária de 12 horas/aula, voltado à comunidade em geral, principalmente pessoas que trabalham em áreas com grande demanda pública, como taxistas, feirantes, professores e comerciários. A capacitação é gratuita e tem como objetivo orientar a comunidade para atuar em parceria com os órgãos de segurança pública. A primeira turma começa as aulas no próximo dia 15 de julho.

De acordo com o presidente eleito para o Conselho Comunitário de Segurança do Setor Santa Bárbara, Francisco das Chagas da Costa, “a expectativa é estreitar a relação entre a população e a Polícia Militar, além de contribuir com a solução de problemas, prevenção e conscientização da comunidade”.

Prioridades dos Consegs

•Aproximar e integrar mais a polícia e a sociedade;

•Planejar a ação comunitária e avaliar os resultados;

•Encaminhar coletivamente as denúncias;

•Levar diretamente às autoridades superiores às reivindicações e as queixas da comunidade;

•Auxiliar no combate às causas da violência, consumo de drogas e criminalidade;

•Desenvolver campanhas educativas visando orientar a comunidade.

 

Da ATN

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.