publicidade
publicidade
Araguaína-TO, segunda, 25 de janeiro de 2021
Siga a REDE TO

Estado

Adesão de Nicolau reforça ideia de candidatura própria

19/03/2013 08h31 | Atualizado em: 19/03/2013 14h26

Divulgação

REDAÇÃO


O namoro virou casamento. Depois de muita conversa e especulação, o diretor financeiro do Instituto Tocantins Presidente Antônio Carlos (ITPAC) e ex-secretário estadual de saúde, Nicolau Carvalho Esteves, finalmente, se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT). O anúncio da adesão foi feito durante a primeira reunião da macrorregional que compõe lideranças de 17 municípios, ocorrido no último domingo.

Segundo a secretária de formação política do PT, Valdirene dos Santos, o partido trabalha para construir um projeto de desenvolvimento sustentável e participativo no estado. Em outras palavras, o maior partido do Brasil quer vez e voz na polícia local, especialmente em cidades como Araguaína, que, recentemente, elegeu a primeira vereadora petista de sua história.

Projeto político para 2014

Nos bastidores, a filiação de Nicolau já era dada como certa há algumas semanas. O empresário é visto como um nome novo no cenário político e como tal, pode arrebanhar os votos daqueles eleitores que estão cansados dos políticos tradicionais. “Ele representa a renovação e, certamente, avaliaremos a viabilidade de uma possível candidatura”, afirmou Validerene.

A vitória de Carlos Amastha (PP), em Palmas, e de Ronaldo Dimas (PR), em Araguaína, como explicou a REDETO na semana passada, representou uma clara ruptura com o modelo tradicional de fazer política no estado. Com gestão empreendedora no centro do discurso, ambos os políticos conquistaram o voto daqueles que se cansaram do formato ortodoxo de conduzir uma campanha eleitoral.

Apesar de reconhecer a possibilidade de lançar Nicolau como nome para disputar o governo do estado em 2014, o presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, desconversa em relação ao assunto. O certo é que ele defende candidatura própria do Partido dos Trabalhadores para o ano que vem.

O ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, também continua cotado para vir a ser, eventualmente, o candidato petista nas próximas eleições. Entretanto, há uma ala do PT que vê com desconfiança a escolha do político, uma vez que ele terminou o seu mandato desgastado com denúncias de corrupção.

Novas adesões

Segundo apurou a REDETO, há outros nomes importantes do cenário político tocantinense e do meio empresarial pensando em migrar para o PT. Em Araguaína, vários nomes tem expressado o desejo de ir para a legenda. De ex-vereador a deputado estadual, há uma meia dúzia de personagens que podem vir a aderir ao projeto petista de poder.

Reuniões

A reunião de Araguaína contou com a participação de prefeitos e vereadores da macrorregional, além do presidente Donizeti Nogueira e dos deputados Zé Roberto e Amália Santana.

Nos próximos dias 23 e 24 de março acontecem mais quatro encontros regionais do PT, nas cidades de Colinas, Guaraí, Porto Nacional e Divinópolis.

Os eventos são preparatórios para a reunião ampliada do Diretório Estadual, que será realizada nos dias 13 e 14 de abril em Palmas. Nela, o partido vai definir sua estratégia e tática eleitoral para 2014.

 
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.