publicidade
publicidade
Araguaína-TO, domingo, 27 de setembro de 2020
Siga a REDE TO

Estado

Programa de TV do TO prepara estudantes para o Enem

"Acerte os Ponteiros com o Enem" é exibido pela TVE

08/08/2013 09h05 | Atualizado em: 08/08/2013 10h39

Luciano Ribeiro/ATN A estudante Layne Milhomens acompanha as aulas preparatórias para o Enem em sala de aula e pela internet

Estudantes e vestibulandos tocantinenses que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou mesmo para o vestibular, contam com uma moderna ferramenta de estudo disponibilizada pelo governo do Estado. É o programa Acerte os Ponteiros com o Enem, exibido diariamente pela TVE Tocantins (canal 13), de segunda à sexta-feira, das 19h às 20h e, aos sábados, das 7h30 às 8h30.

O programa consiste em videoaulas das 11 disciplinas aplicadas no ensino médio público. A assessora técnica da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, (Seduc), Larrisa Ribeiro, explica que a iniciativa é pioneira no País, sendo o primeiro programa na modalidade voltado para a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O Acerte os Ponteiros com o Enem tem o objetivo de preparar melhor os nossos jovens. Além disso, é um programa que não se restringe aos estudantes da rede estadual, sendo aberto à toda a população”, completa.

O objetivo é preparar os estudantes para o exame, que se tornou obrigatório para estudantes de faculdades particulares que pretendem aderir ao Financiamento Estudantil do governo federal (Fies), e para os candidatos ao Programa Universidade para Todos (Prouni), onde estudantes são selecionados pelas notas obtidas no Exame.

Acesso

Além de ser transmitido pela TV aberta, o programa está também disponível na internet, no site www.acerteosponteiros.com.br. Os estudantes ainda poderão assistir às aulas em DVD’s disponibilizados em todas as escolas de Ensino Médio da rede pública estadual por meio da Seduc.

“Em 2011 e 2012 fizemos distribuição e reposição dos kits com DVD’s às escolas que ainda não tinham acesso as aulas. A reposição e distribuição continua, basta a solicitação do gestor junto a Seduc”, informa Larrisa.

Para o professor de história do Colégio da Polícia Militar, Ederval Camargo Rocha, o Acerte os Ponteiros com o Enem é uma importante ferramenta para instigar os estudantes. De acordo com o professor, as videoaulas podem ser aplicadas juntamente com o conteúdo regular da escola, contribuindo para o aprendizado. “O projeto é muito válido, pois demonstra o compromisso governo do estado em oferecer informação aos estudantes e contribuir com sua formação”, exalta.

A estudante do terceiro ano do ensino médio Layne Milhomens conta que está se preparando para o Enem, com foco no vestibular para o curso de Direito, utilizando as videoaulas do Programa. A estudante declara que a ferramenta contribui muito com os estudos, pois é um reforço após as aulas regulares e oferece um conteúdo acessível a qualquer momento. “O Programa é uma forma muito boa para estudar para quem não tem dinheiro para pagar um cursinho e deseja se manter atualizado, além de estar acessível a todos”, afirma.

Sobre o programa

O Acerte os Ponteiros com o Enem foi idealizado com o objetivo de oportunizar aos alunos que vão fazer a prova do Enem (Exame Nacional com o Ensino Médio) ampliar e revisar os conteúdos do ensino médio, em especial, do terceiro ano.

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e Secretaria da Educação e Cultura (Seduc). Informações sobre os kits pelo telefone:3218-1452

Da ATN

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.