publicidade
publicidade
Max:31° Min:18°
Araguaína
Araguaína-TO, terça, 21 de outubro de 2014
Siga a REDE TO

Oportunidades

INCAR encerra curso sobre atendimento pré-hospitalar

26/03/2013 06h00 | Atualizado em: 26/03/2013 07h35

REDETO

REDAÇÃO


Encerra neste domingo, 24, o curso de atendimento pré-hospitalar (PHTLS), promovido pelo polo do Instituto Carlos Chagas (INCAR) em Araguaína.

De acordo com a diretora do instituto, Dênia Rodrigues, o curso tem como principal objetivo preparar os profissionais da área da saúde (urgência e emergência) para realizarem, de forma adequada e eficiente, os primeiros socorros. A ideia é capacitar médicos e enfermeiros para procedimentos que são cruciais para salvar vidas em caso de afogamentos, acidentes automobilísticos, entre outros. 

Ministrados por instrutores da Santa Casa de São Paulo, sob o comando dos especialistas Armandon Angelo Cassaroli e Cristiane Alves Santa Rita, o curso contou com a participação de 32 pessoas. 

Segundo Armando, as urgências e emergências, sejam elas clínicas ou traumáticas, exige atendimento em tempo hábil e de maneira adequada, com intervenção competente, segura e livre de risco. "
Considerando que o objeto de trabalho é a pessoa vítima de trauma e o tempo para cumprir com sua finalidade é extremamente curto, torna-se necessário uma organização do trabalho no atendimento pré-hospitalar fundamentado no trabalho em equipe e na agilidade que se faz os procedimentos", destacou. 

Cristiane ressaltou que o procedimento adotado pelo profissional de saúde é fundamental para uma efetiva e rápida reabilitação do paciente. "Caso o atendimento não seja feito de forma adequada, a reabilitação do paciente fica comprometida", explicou. 

Para Tiago Aguiar, um dos participantes, o curso é fundamental para a prática médica, uma vez que organiza o pré-atendimento hospitalar para o paciente antes da vítma chegar ao hospital. "Os conhecimentos que adquirimos aqui são de muito valia para a prática profissional", contou. 

Próximos cursos

No mês de junho, o INCAR promove outros dois cursos importantes para os profissionais da saúde, um voltado para médicos, cujo tema é o suporte de vida no atendimento ao trauma (ATLS), e outro voltado para enfermeiros, tratando do atendimento avançado de cuidados de enfermagem (ATCN).

Ambos os cursos serão ministrados por profissionais da Santa Casa de São Paulo.

Para mais informações, basta acessar o site do INCAR ou ligar no telefone (63) 3415-2184.



Caroline Santana, diretora do núcleo da ATCN da Santa Casa-SPDênia Rodrigues, diretora do INCAR e a secretária do curso Cléria

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

publicidade
publicidade