publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sábado, 28 de novembro de 2020
Siga a REDE TO

Estado

Araguaína: Encontro Macrorregional inicia com cinco palestras

Evento será realizado do dia 2 ao dia 4 de outubro

01/10/2013 18h10

Divulgação Os temas das palestras incluem Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, Desenvolvimento Regional, Captação de Recursos, Microcrédito e Desafios da Administração Pública

Na quarta-feira, 2 de outubro, o Encontro Macrorregional de Gestão e Municipalidade inicia as atividades com cinco palestras nos períodos da manhã e tarde, no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC. Os Desafios da Administração Pública, Desenvolvimento Regional, Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, Microcrédito e Captação de Recursos serão os temas abordados no primeiro dia. “Esses são os temas mais demandados pelos gestores e por isso concentramos logo na quarta-feira. Os assuntos são integrados, uma palestra faz referência à outra, e quem participar terá uma noção bem clara de como ter acesso aos recursos e aplicá-los com responsabilidade”, explica o secretário de Captação e Gestão de Recursos do município, Júlio César Sampaio.

Cronograma

O cadastramento terá início às 8 horas e abertura oficial está prevista para às 09h30min. A primeira palestra começa às 10h15min com o tema “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” e será ministrada coordenador-geral de Projetos Especiais da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Alberto Ribeiro Vieira.

Na sequência, às 11 horas, coordenadora geral de Monitoramento e Avaliação de Políticas Regionais, do Ministério da Integração, Camila Fasolo, falará sobre o Observatório de Indicadores de Desenvolvimento Regional.

Após o intervalo do almoço, as palestras retornam às 14 horas falando sobre Microcrédito, com o gerente da Caixa Econômica Federal, Igor Caldeiras. Às 14h45min, o secretário de Captação e Gestão de Recursos de Araguaína, Júlio César Sampaio, palestrará sobre os desafios dos municípios diante da captação de recursos. E para encerrar o primeiro dia, o palestrante Raimundo Godoy, do Instituto Áquila, tratará dos desafios da Administração Pública junto aos participantes às 15h45min.

Conteúdo

Na primeira palestra do dia, Luiz Alberto Ribeiro falará dos desafios comuns aos países, estados e municípios para o cumprimento dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Acabar com a fome e a miséria; Educação Básica de qualidade para todos; Igualdade entre os sexos e valorização da mulher; Redução da mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combate à Aids, Malária e outras doenças; Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e Todos trabalhando pelo desenvolvimento. O palestrante também tratará das 25 políticas públicas oferecidas pelo Governo Federal com recursos financeiros e acesso universalizado a todos os municípios brasileiros.

O Desenvolvimento Regional será o tema abordado pela coordenadora Camila Fasolo e colocará como os municípios podem conhecer melhor os indicadores sociais, econômicos e de infraestrutura para que as gestões possam planejar com mais eficiência e aplicar melhor os recursos.

O secretário Júlio César exporá quais os caminhos disponíveis para que prefeitos e secretários municipais possam ter acesso aos recursos do Governo Federal por meio da captação e projetos. A qualificação dos servidores também será lembrada como peça fundamental para que os municípios saibam por onde começar e como proceder com a captação.


Da Ascom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.