publicidade
publicidade
Araguaína-TO, terça, 07 de abril de 2020
Siga a REDE TO

Educação

25 anos do Sintet será comemorado com congresso na capital

13/11/2013 17h05

Divulgação Encontro discutirá Educação, Democracia e Desenvolvimento, além de conjunturas, PNE e financiamento da educação básica

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (Sintet) completa 25 anos, e realiza seu X Congresso. O encontro inicia nesta quinta-feira, 14, às 19 horas, na ETI Padre Josimo Tavares, localizada na Região Norte de Palmas.

Com o tema: “Educação, Democracia e Desenvolvimento”, o Congresso discutirá conjunturas no âmbito internacional, nacional e estadual, bem como a situação do Plano Nacional de Educação - PNE e os novos rumos da Educação, Financiamento da Educação Básica e Valorização Profissional, Controle Social e Gestão Democrática.

O Congresso visa ainda debater sobre temas que afetam diretamente a categoria, como remanescentes de Goiás, PlanSaúde, aprovação da reformulação do plano de carreira do magistério e a situação financeira do IGEPREV. “O momento é oportuno para discutir com a categoria nossa pauta de luta e suas implicações”, disse José Roque.

Participam das discussões palestrantes como o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, a Secretária-geral da CNTE, Marta Vanneli, o Secretário Nacional de Organização da CUT Nacional, Jacy Afonso, o Assessor Técnico da CNTE, Eduardo Beurman, o ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão, o professor educador do campo, Me. Erialdo Augusto e o professor da UFT, Me. Adão Francisco, além dos mediadores formados pela diretoria do sindicato.

O Sintet foi fundado junto com o Estado do Tocantins, em 1988, para representar os trabalhadores em educação como um todo, funcionários e professores sobre a égide de um sindicalismo classista e cutista, garantindo ser uma entidade a lutar pela liberdade e autonomia sindical, além de uma Educação emancipadora e libertária.

Confira a programação:

TEMA: Educação, Democracia e Desenvolvimento.

De 14 a 16 de novembro de 2013


Local: Escola de Tempo Integral Padre Josimo Morais Tavares

Tema: “Educação Democracia e Desenvolvimento”

Dia 14 de novembro de 2013 – quinta feira

08:00 Chegada das delegações a Palmas

13:00 Início do Credenciamento – ETI Padre Josimo

17:00 Jantar ETI Padre Josimo

19:00 Momento Cultural Auditório ETI Padre Josimo

19:35 Composição da mesa

19:50 Abertura – Hino Nacional - Auditório ETI Padre Josimo

20:00 Fala dos convidados

21:00 Painel 01 – Análise de Conjuntura Nacional Internacional Estadual – Expositores Sr. Paulo Mourão Ex-prefeito de Porto Nacional e Prof.º Adão Francisco UFT- Auditório da ETI Padre Josimo.

22:00 Informes Gerais sobre o Congresso


Dia 15 de Novembro de 2013 – sexta feira

08:30 Leitura e aprovação do Regimento do Congresso – Auditório ETI Padre Josimo.

09:30 Painel 02 - PNE e os Novos rumos da Educação Brasileira. Expositor Eduardo Beurman Ferreira, assessor técnico da CNTE – Auditório da ETI Padre Josimo.

11:00 Painel 03 - Financiamento da Educação Básica e Valorização Profissional. Expositor: Gilmar Ferreira Soares, secretário de Formação da CNTE – Auditório da ETI Padre Josimo.

12:00 Encerramento do Credenciamento

13:00 Almoço

15:00 Homenagens

15:30 Painel 04- Controle Social e Gestão Democrática. Expositora Marta Vanelli, Secretária Geral Da CNTE –Auditório da ETI Padre Josimo.

17:00 Encerramento

19:00 Confraternização


Dia 16 de novembro de 2013

8:30 Plenária de Grupos – Pauta: Tese Plano de Lutas e Coletivos

12:00 Almoço

14:00 Plenária final

17:00 Assembleia Geral do Sintet

18:00 Encerramento.

 

Da Ascom/Sintet

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.