publicidade
publicidade
Araguaína-TO, terça, 29 de setembro de 2020
Siga a REDE TO

Municípios

CCZ realiza ação com capivaras no Parque Cesamar

24/12/2013 10h16 | Atualizado em: 24/12/2013 10h35

Divulgação A medida se deu após cinco amostras positivas obtidas com a análise de 671 carrapatos coletados no mês de junho deste ano

As capivaras do Parque Cesamar passarão por uma descarrapatização que visa eliminar possíveis vetores da Febre Maculosa Brasileira. As áreas verdes próximas ao Parque também serão monitoradas. As ações iniciam nesta segunda-feira, 23.

A medida se deu após cinco amostras positivas obtidas com a análise de 671 carrapatos coletados no mês de junho deste ano, durante a “Capacitação em Vigilância de ambientes de Febre Maculosa Brasileira e outras Riquetcioses”, voltada para profissionais da área de zoonoses. A análise foi realizada pelo Laboratório de Referência Nacional em Vetores das Riqueticiosas da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

A partir desse diagnóstico, a Secretaria Municipal de Sáude, em conjunto com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, de Comunicação e de Infraestrutura e Serviços Públicos, e ainda com órgãos de Proteção dos Animais, Foz|Saneatins, Guarda Metropolitana, e demais órgãos ambientais e de saúde, definiram as seguintes ações:

1. Monitoramento permanente de carrapatos em áreas apontadas pela vigilância;

2. Manejo dos animais (capivaras);

3. Folders Educativos para a população;

4. Alerta e capacitação para os profissionais de saúde;

5. Descarrapatização nos ambientes infestados;

6. Vigilância Laboratorial de casos suspeitos.

Com isso ficou definido o seguinte cronograma de ações:

- Identificação da área para controle químico (Descarrapatização) com início dia nesta segunda-feira, 23;

- Nova coleta de exemplares de carrapatos e descarrapatização com início nesta terça-feira, 24;

- Alerta e capacitação para os profissionais de saúde com início também nesta segunda-feira, 23.

Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com outras secretarias realiza permanentemente a vigilância ativa de potenciais eventos que ameaçam a saúde da população de Palmas. Um exemplo disso, é essa capacitação realizada ainda no primeiro semestre do ano de 2013 que identificou tal situação.


Da Secom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.