publicidade
publicidade
Araguaína-TO, terça, 22 de outubro de 2019
Siga a REDE TO

Ação Parlamentar

Josi Nunes denuncia descaso com escolas públicas do interior

Deputada citou o caso de Sandolândia, que só tem uma escola

20/03/2014 16h09 | Atualizado em: 20/03/2014 19h38

Clayton Cristus/Divulgação Josi Nunes usou a tribuna da AL para criticar a situação da educação pública no Tocantins

A deputada Josi Nunes (PMDB) subiu à tribuna na sessão desta terça-feira, dia 18, para cobrar ações de melhoria à educação. Ela lembrou a paralisação nacional de trabalhadores em Educação (CNTE) e as reivindicações no Estado pelo cumprimento do piso salarial, plano de carreira e jornada de trabalho.

Para Josi, deveria ser prioridade a valorização dos profissionais do ensino. Ela comentou a necessidade da regularização dos repasses financeiros às escolas nos municípios, o cumprimento dos 10% do PIB para a educação e as progressões paradas desde 2011.

Josi ainda destacou os problemas enfrentados pelo setor em cidades como Alvorada, Gurupi e Sandolândia. Como exemplo, a deputada descreveu as condições da única escola de Sandolândia, “feita de placas, teto baixo, calor insuportável, gestão compartilhada atrasada e professores se reunindo para vender geladinho para pagar a energia da escola”.

Na tentativa de melhorar essa realidade, Josi propôs, por meio de anteprojeto, a instituição de eleições diretas para diretores de escola, bem como uma proposta de emenda à Constituição tornando democrática a gestão. Outra ação parlamentar citada é o apoio aos profissionais do Sintet, que têm se reunido com gestores da educação e da administração do Estado na busca de acordo para atender a classe.

 

Da Dicom/AL-TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.