Impresso em: 10/08/2022 08:59:03
Fonte: http://www.redeto.com.br/noticia-279-projeto-taquarussu-tem-monitoramento-lancado-nesta-sexta.html

Projeto Taquarussu tem monitoramento lanšado nesta sexta

14/03/2013 18:58:49

Saneatins

O Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), e a Companhia de Saneamento do Tocantins (Foz|Saneatins), lançam nesta sexta-feira, 15, o Sistema de Monitoramento do “Projeto Taquarussu: Uma fonte de vida”. A abertura da solenidade de lançamento será realizada no auditório da Estação de Tratamento de Água – ETA 006, a partir das 8h15. A programação faz parte das atividades comemorativas da 4ª Semana da Água.

Esse sistema de monitoramento vai possibilitar a avaliação do comportamento do nível de águas superficiais e subterrâneas, bem como mensuração dos avanços alcançados na melhoria da vazão da bacia do ribeirão Taquaruçu, com a recuperação das matas ciliares, entre outras ações previstas no projeto.

Durante a programação, o consultor da The Nature Conservancy – Brasil (TNC), Henrique Chaves, irá ministrar uma palestra de apresentação do sistema, com um momento de debate. Em seguida serão feitas visitas a algumas propriedades participantes do projeto e pontos em que se encontram instalados os equipamentos onde também serão realizadas orientações sobre o funcionamento e o gerenciamento dos dados.

O Projeto

Idealizado em 2009, o “Projeto Taquarussu: Uma fonte de vida” tem como objetivo a restauração e conservação da bacia hidrográfica para garantir, entre outros benefícios, o serviço ambiental de fornecimento de água para abastecimento humano. Essa é uma iniciativa coordenada pela Semades, Foz/Saneatins)e Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Palmas.

Esse projeto conta com a parceria da Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação O Boticário (FBPN), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a The Nature Conservancy – Brasil (TNC).

Programação

09h00 – Abertura (auditório da ETA 006) – Foz|Saneatins e TNC;

09h15 – Apresentação do sistema e discussão – Henrique Chaves;

09h45 – Deslocamento até a chácara 121, setor Santa Fé;

10h15 – Visita às estações – régua, piezômetro e sonda – com explicações sobre o funcionamento e o gerenciamento dos dados de cada uma – Henrique Chaves;

12h00 – Encerramento.

 

Da Agência Tocantinense de Notícias