Impresso em: 06/12/2021 08:45:29
Fonte: http://www.redeto.com.br/noticia-28126-palmas-tem-praias-bares-e-clubes-lotados-no-fim-de-semana.html

Palmas tem praias, bares e clubes lotados no fim de semana

14/06/2021 20:15:32

Divulgação
Ações de fiscalização percorreram praias, bares, clubes e restaurantes no fim de semana, em Palmas
O domingo,13, foi de sol, calor e muita aglomeração nas praias e clubes de Palmas. Também teve desrespeito à legislação municipal de enfrentamento à Covid-19 por parte de estabelecimentos comerciais. Durante a manhã, tarde e noite, a equipe de fiscalização da Prefeitura de Palmas percorreu de norte a sul da cidade e os trabalhos resultaram em 19 autos de infração, dez notificações, dois clubes fechados e uma festa clandestina foi interrompida, no Aureny IV.

Durante fiscalização pela manhã, em clubes, fiscais encontraram aglomerações, falta de distanciamento entre as mesas, e os responsáveis dificultaram os trabalhos dos fiscais. Devido a desrespeitos à legislação municipal, dois clubes foram fechados. À tarde, a fiscalização percorreu as praias do Buriti, Prata e Arnos, orientando a população quanto ao distanciamento, uso de máscara e respeito às demais normas de segurança sanitária. Nesses locais, estabelecimentos comerciais estavam com capacidade além da permitida (de até 50%), o que acabou facilitando o excesso de pessoas e aglomerações.

Maurício Bandeira Brito, fiscal de obras e posturas, diz que o descumprimento ao decreto estava demais nas praias. Só à tarde foram lavrados nove autos de infrações. "Como todos os comerciantes de quiosque já tinham sido notificados (durante fiscalização da semana anterior), aí não cabia mais lavar uma outra notificação, tivemos que atuar devido continuarem descumprido os decretos."

No período da noite, a fiscalização teve como foco bares, restaurantes e food truncks. Na região norte, a equipe notificou um bar por permitir que o som eletrônico gerasse aglomeração. Também foi verificada uma denúncia, mas ao chegar ao local indicado, a equipe não encontrou aglomeração.

Na região sul, estabelecimentos foram notificados e autuados por estarem atendendo depois das 22 horas. Após notificação, uma distribuidora de bebidas foi multada por desrespeitar orientação quanto ao fechamento do estabelecimento. Multas variam de R$ 50,00 a R$ 5 mil e comerciantes têm até 8 dias úteis para apresentar defesa.

A última fiscalização da noite resultou na interrupção de uma festa clandestina no Aureny IV e na autuação do estabelecimento. Ao perceberem que o comboio da equipe de fiscalização se aproximava, os responsáveis pela festa apagaram as luzes, mas a chegada das forças de segurança fez dispersar a multidão.

No domingo, agentes de trânsito e transporte fecharam os acessos à Praia da Graciosa com cones e barreiras de sinalização com o objetivo de conter aglomerações. Ainda assim, houve desrespeito.

A operação de domingo foi comandada pela Diretoria de Fiscalização Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr) e realizada em conjunto com as equipes dos fiscais da Vigilância Sanitária e de Obras e Posturas, com o apoio operacional dos agentes de Trânsito e Transporte e da Guarda Metropolitana de Palmas.

Fiscalização no sábado

No sábado, 12, os trabalhos da fiscalização resultaram no fechamento de um estabelecimento comercial, dez autos de infração e nove notificações por desobediência às regras de funcionamento estabelecidas pela Prefeitura de Palmas.

Por ser uma noite de data comemorativa, a movimentação na cidade foi intensa e as equipes de fiscalização não pouparam esforços para fazer cumprir as medidas estabelecidas pela legislação municipal no enfrentamento à doença causada pelo coronavírus que já tirou a vida de milhares de pessoas.

As forças de segurança, inicialmente, averiguaram a situação do funcionamento de bares e restaurantes da região central. Nos estabelecimentos visitados, foi constatado que estavam funcionando após o horário máximo permitido (22 horas), não havia distanciamento entre as mesas e eram descumpridas normas sanitárias de higienização e prevenção.

Durante passagem pela quadra 105 Norte, os fiscais autuaram e fecharam um restaurante até que fosse providenciada a regularização da documentação. No momento da abordagem, cerca de 150 pessoas permaneciam no espaço que ainda contava com show de música ao vivo, o que não é permitido.

Graciosa

Por volta de 1 hora da madrugada, as equipes seguiram para a Praia da Graciosa. No local, o público que estava consumindo bebida alcoólica foi dispersado. Na ocasião, os agentes de Trânsito e Transporte aplicaram autos de infração e removeram um veículo irregular.


Com Secom/Prefeitura