publicidade
publicidade
Araguaína-TO, segunda, 10 de maio de 2021
Siga a REDE TO

Estado

Operação combate o trânsito irregular de vegetais no estado

28/11/2015 12h37 | Atualizado em: 30/11/2015 19h30

Divulgação A operação foi realizada nos municípios de Araguaína, Guaraí, Paraíso do Tocantins e Gurupi

Encerrou na noite da última quinta-feira, 26, uma operação conjunta entre a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins e a Polícia Rodoviária Federal, para o combate ao trânsito irregular de produtos vegetais na BR-153. A ação iniciou na semana passada nos municípios de Araguaína, Guaraí, Paraíso do Tocantins e Gurupi e resultou na abordagem de 1.500 veículos e emissão de 16 multas e apreensão de 150 mudas de citrus (frutas cítricas) e 200 quilos de sementes.

Segundo o presidente da Adapec, Humberto Camelo, o objetivo da operação é evitar o trânsito irregular de vegetais e de produtos agrotóxicos contrabandeados, bem como conscientizar os motoristas sobre a forma correta de transporte destes produtos, visando resguardar a qualidade dos mesmos na entrada e saída no Estado.

O gerente de Avaliação, Alex Sandro Arruda Farias relatou que as principais irregularidades encontradas foram: transporte inadequado de agrotóxicos em vans e ônibus; transporte de agrotóxicos sem a documentação exigida (nota fiscal, receituário agronômico e ficha de emergência); documentação para trânsito de agrotóxicos incompleta (não constar na nota fiscal o local de devolução das embalagens vazias do produto); trânsito de produtos com restrição fitossanitária sem a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV); e trânsito de sementes sem a identificação, rotulo e embalagens inadequadas para o transporte e comercialização. Além das multas os produtos foram apreendidos e destruídos.

Ainda segundo Arruda, a operação foi positiva, pois possibilitou a realização de um trabalho de educação sanitária junto aos condutores. “Esse trabalho foi de grande importância para o combate ao trânsito irregular de produtos vegetais e agrotóxicos, e também porque permitiu conscientizarmos os condutores que trafegam pelo nosso Estado sobre o cumprimento da legislação,” disse ele.

 

Da Secom/Governo do TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.