publicidade
publicidade
Araguaína-TO, terça, 18 de maio de 2021
Siga a REDE TO

Municípios

Servidores do SAMU participam de curso sobre transporte de recém-nascidos

29/04/2016 19h54

Divulgação/Marcos Filho Palestras e oficinas são realizadas na sede do órgão, para enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores. A meta é reduzir a mortalidade neonatal, que acontece em especial na primeira semana de vida

Servidores socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão atentos em cada detalhe das dicas de palestrantes, tudo para aprender ainda mais em como realizar o transporte seguro dos recém-nascidos. Participam da capacitação enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores. Nesta sexta-feira, 29, as palestras seguem até às 22 horas e no sábado, 30, de 8 às 12 horas, na sede do SAMU.

Durante a tarde de hoje, os participantes tiveram, além de palestras, oficinas para aprender a transportar com segurança o bebê. Amanhã o treinamento continua, uma incubadora e uma boneca foram levados para a sala do curso, para que todos juntos aprendam como manusear o recém-nascido. “É muito importante ter todo o cuidado necessário para o transporte dos neonatos em situações de risco. Garantir o transporte com segurança, da ambulância até o pré-hospitalar”, explicou a enfermeira coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU/SAMU), Aline Pinheiro.

O diretor do SAMU, Luiz Flávio Quinta Júnior, disse que o objetivo principal do curso é a capacitação dos servidores. “Tudo para que o transporte neonatal seja adequado e seguro, garantindo a sobrevivência do recém-nascido”, disse.

O curso de Transporte Neonatos Críticos é uma realização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde - Núcleo de Educação em Urgência (NEU/SAMU), em parceria com o Hospital Dom Orione (HDO).

Palestras

Na programação, os participantes contarão com palestras sobre vários temas: Os dez passos para o sucesso do transporte Neonatal; Patologias: cardiopatias congênitas com fluxo sistêmico dependente do canal arterial; cardiopatias congênitas com fluxo pulmonar dependente do canal arterial; Defeitos de fechamento do tubo neural; Fluxograma para transporte; Material necessário para o transporte neonatal; Medicamentos e materiais diversos necessários ao transporte neonatal e checklist de trasportes.

 

Da Ascom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.