publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sábado, 24 de julho de 2021
Siga a REDE TO

Estado

Mais de 2 mil metros de redes de pesca são apreendidos

02/02/2021 23h03 | Atualizado em: 05/02/2021 15h25

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou uma operação de fiscalização integrada nas regiões Norte, Sul e Central do Estado, com objetivo de coibir a prática de pesca predatória nos cursos de água durante o período de piracema, quando fica proibida qualquer modalidade de pesca em todo o território tocantinense. A ação foi realizada através de blitze e abordagens a embarcações e veículos.

Durante a operação, realizada entre os dias 28 e 31 de janeiro, foram apreendidos 2.450 metros de redes de pesca de vários tamanhos de malha, além de outros apetrechos de pesca, como molinetes, pindas e espinheis. Também foram apreendidos 25 quilos de peixes de várias espécies, além de uma canoa de madeira, caixas de isopor e ainda um arma de fogo (revólver calibre 38). Os peixes foram doados para o Centro de Convivência do Idoso Pedro Pires da Costa, em Miracema, e os materiais levados para o BPMA.

O gerente de Fiscalização Ambiental do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, alerta que serão implementadas nos próximos dias outras operações integradas, visando evitar a prática da pesca durante a piracema e garantindo a observância do período de defeso. “O período de defeso é uma medida necessária, cujo objetivo é a proteção dos fenômenos migratórios, comumente ligados ao período de desova e de reprodução dos peixes, por isso é tão importante que a população não pesque e denuncie qualquer atividade de pesca até o final deste mês”, reforça o gerente.

Piracema

A piracema ou defeso teve início no dia 1º de novembro e vai até o dia 28 deste mês. Durante esse período, fica proibida a pesca em todas as suas modalidades, nos rios, lagos ou qualquer outro curso hídrico no Tocantins, inclusive a promoção de campeonatos ou torneios de pesca. A exceção é o pirarucu (Arapaima gigas), cujo período de defeso na bacia hidrográfica dos rios Araguaia-Tocantins, vai de 1º de outubro a 31 de março.

Linha Verde

Qualquer cidadão pode fazer denúncias de crimes ambientais de forma anônima e gratuita utilizando os canais do Naturatins. Basta acessar o site naturatins.to.gov.br e clicar em Linha Verde ou também ligar para o número 08000-63-1155. O sigilo do denunciante é garantido, mas é necessário que seja fornecida a localização e o tipo de ocorrência.

Da Secom/Governo

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.