publicidade
publicidade
Araguaína-TO, terça, 22 de junho de 2021
Siga a REDE TO

Estado

Com novo lote de vacinas será ampliado grupo prioritário

22/03/2021 10h24 | Atualizado em: 25/03/2021 09h24

Divulgação

As doses para ampliar a população vacinada no Estado do Tocantins chegaram na madrugada deste domingo, 21, em Palmas. No total, o Estado recebeu mais 27.050 doses, sendo 4.250 vacinas da AstraZeneca e 22.800 doses da CoronaVac, que atenderão aos grupos prioritários já liberados para vacinação, além de ampliar a Campanha de Vacinação contra a Covid-19, para idosos de 70 a 74 anos e povos e comunidades Tradicionais Quilombola.

As populações Quilombolas serão beneficiadas com a imunização exclusiva da vacina AstraZeneca, pois o Ministério da Saúde está considerando possíveis dificuldades logísticas para o atendimento a estes povos, tendo a vacina da AstraZeneca/Fiocruz um intervalo de 12 semanas entre as doses, o que facilitaria o cumprimento do esquema vacinal.

Outra orientação constante no Sétimo Informe Técnico, de distribuição da vacina do Ministério da Saúde é quanto à aplicação das doses distribuídas por meio das 8° e 9° etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, que deverão ser utilizadas em sua totalidade como D1. A orientação segue as pactuações tripartite, entre Estados, Municípios e Governo Federal.

O Secretário de Estado da Saúde (SES), Dr. Edgar Tollini, ressalta que com esta mudança na aplicação das vacinas, teremos uma ampliação significativa na imunização da população. “Estamos ampliando o número de imunizados, mas os tocantinenses ainda devem ampliar os esforços no combate ao novo Coronavírus. Devemos destacar que cada cidadão deve fazer sua parte, a pandemia não acabou e estamos vendo diversos Estados em dificuldades, e podemos evitar que isso ocorra no Tocantins, com o uso da máscara, os cuidados de higienização e o distanciamento social, evitando o máximo possível às aglomerações”, pontuou.

Dados

Com as doses que chegaram neste domingo, 21, o Tocantins soma 193.650 doses recebidas. A última remessa, entregue hoje, será conferida pela equipe técnica da Gerência de Imunização da SES e distribuída no menor tempo possível a todos os 139 municípios tocantinenses.

Das 166 mil doses recebidas anteriormente, o Estado já distribuiu 119.844 e 89.449 já foram aplicadas, sendo 61.615 na primeira dose e 27.834 na segunda dose. O número de vacinados corresponde a 3,92% da população tocantinense.

Da Secom/Governo

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.