publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quinta, 23 de setembro de 2021
Siga a REDE TO

Estado

BRK reforça a importância da conservação do solo

15/04/2021 20h08

Divulgação

Nesta quinta feira, 15 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. De acordo com o relatório apresentado no final de 2020 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a degradação do solo afeta pelo menos 3,2 mil milhões de pessoas, ou seja, 40% da população mundial.

A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de esgoto em Palmas, aproveita a data para reforçar a importância do descarte correto de resíduos, evitando contaminações do meio ambiente e do sistema de saneamento da cidade.

Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente para a preservação do solo e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico.

Frequentemente são encontrados nas tubulações da cidade resíduos de construção civil e descartes de banheiro como papel higiênico, fio dental, preservativos, cabelo, cotonetes, tecidos e sacos plásticos. Fluídos como óleo de cozinha, gordura, chorume proveniente do acúmulo de lixo e agrotóxicos se infiltram no solo e podem alcançar os lençóis freáticos. O descarte incorreto de um litro do óleo de cozinha, por exemplo, é capaz de poluir cerca de 1.000 litros de água.

“O processo de reciclagem é de extrema importância, o óleo de cozinha por exemplo, é um grave poluente. Ele descartado em ralos e pias pode causar o entupimento das redes de esgoto, gerando um grande risco ao meio ambiente e ao bem estar da população", informa Dalton Bracarense, gerente operacional da concessionária em Palmas.

Em 2020, foram retiradas 710 toneladas de lixo das redes que compõem o sistema de esgoto de Palmas. O descarte incorreto dos resíduos aumentou comparado a 2019, em que aproximadamente 526 toneladas de lixo foram retiradas das redes de esgoto e direcionadas para o aterro sanitário municipal.

Para dicas e informações sobre os cuidados com as redes de esgoto e o descarte correto de lixo, acesse: blog.brkambiental.com.br.


Da Ascom/BRKTO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.