publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sexta, 25 de junho de 2021
Siga a REDE TO

Estado

Governo do TO estuda criar loteria estadual para reforçar caixa

16/04/2021 21h58 | Atualizado em: 19/04/2021 22h03

Arquivo/Agência Brasil De acordo com o secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, Claudinei Quaresemin, “a Loteria Estadual do Tocantins pode representar uma significativa fonte de receitas e gerar muitos empregos no nosso Estado”

Foram publicadas no Diário Oficial do Estado, na última quarta-feira, 14, Resoluções do Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos do Tocantins (CPPI-TO), aprovadas em sua última reunião, em 31 de março, que submetem à deliberação do governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), as propostas de inclusão e qualificação de três novos projetos no Tocantins do Programa de Parcerias e Investimentos do Tocantins (PPI): Rede de Atenção Hospitalar do Estado; Loteria Estadual; e o projeto Tocantins Cidades Inovadoras e Sustentáveis.

Conforme a Resolução nº 13, que se refere a Rede de Atenção Hospitalar, o projeto busca atrair investimentos do setor privado com o objetivo de viabilizar a implantação do Novo Hospital Maternidade Dona Regina, localizado em Palmas, garantindo uma maior qualidade no atendimento à população.

O projeto Loteria Estadual, que se trata da Resolução nº 14, objetiva promover estudos para avaliar a criação e implantação de serviços de jogos estaduais de loterias, criando uma nova fonte de receitas para financiar projetos sociais.

Já a Resolução nº 15, discorre sobre a deliberação do projeto Tocantins Cidades Inovadoras e Sustentáveis, que tem o objetivo de apoiar os municípios tocantinenses no desenvolvimento de projetos de infraestrutura urbana, por meio de parcerias com a iniciativa privada, para garantir melhorias e investimentos nos serviços públicos dos municípios.

Loteria Estadual

Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a exploração de loterias não é exclusividade da União – e que, por isso, os governos dos estados e do Distrito Federal também podem gerenciar atividades lotéricas, o Governo do Tocantins pretende desenvolver estudos com o objetivo de subsidiar a criação de sua própria loteria.

De acordo com o secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, Claudinei Quaresemin, “a Loteria Estadual do Tocantins pode representar uma significativa fonte de receitas e gerar muitos empregos no nosso Estado”. O secretário ainda esclareceu que a intenção do Governo é de criar uma loteria que pague prêmios melhores aos apostadores e que empregue os recursos gerados, no financiamento de ações sociais, como as de combate a fome e pobreza, apoio à cultura, esporte, saúde e educação.

Fase de estudos

Após deliberação do governador Mauro Carlesse, será iniciada a fase de estudos preliminares, por empresas que manifestarem interesse, para realmente constar a viabilidade de cada projeto. O secretário da SPI ressalta que todo o processo para efetivar a parceria é realizado com a participação da população, de forma democrática. 

 

Com Secom/Governo do TO

Leia sobre: CPPIMauro CarlesseParceriasTocantins
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.