publicidade
publicidade
Araguaína-TO, terça, 26 de outubro de 2021
Siga a REDE TO

Municípios

Animal silvestre é resgatado em área residencial de Paraíso

06/05/2021 16h09 | Atualizado em: 10/05/2021 13h10

Divulgação Veado-mateiro, nome científico (Mazama americana)

Nesta quinta-feira, 6, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) recebeu no Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) um espécime de veado-mateiro de nome científico (Mazama americana), que foi resgatado pela equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras), no município de Paraíso.

A operação de resgate realizada pela equipe do órgão ambiental, com equipamentos adequados para a captura da espécie foi concluída com sucesso, após denúncia popular com indicação da presença do animal silvestre em um loteamento residencial e solicitação de resgate.

De acordo com informações do técnico do Cefau, Gabriel Campos, ao chegar no local, a equipe visualizou o animal no lote e realizou o manejo de captura. “Em seguida o animal foi encaminhado para o Cetras, onde identificamos que esse veado-mateiro é um animal macho, adulto, humanizado e portador de ectoparasitas [ou parasitas externos, que se instalam fora do corpo do hospedeiro, como piolhos, ácaro vermelho, pulgas, carrapatos, entre outros; e geralmente se alimentam do sangue]. Então após a avaliação, medicação e ambientação, colocamos o animal em quarentena para posterior entrada no plantel”, relata o técnico.

“Sempre que for encontrado algum animal silvestre, é importante solicitar o apoio de órgãos ambientais para realizar o resgate, são animais selvagens e as vezes perigosos para o ser humano, sendo necessário conhecimento e prática para não causar ferimentos no animal resguardando sua saúde”, recomenda Daniel Albernaz, coordenador do Cetras.

“Os animais resgatados no nosso estado são encaminhados para o Cefau/Cetras onde recebem os primeiros atendimentos, passam por triagem e posteriormente são reabilitados e reintroduzidos na natureza”, conclui Daniel Albernaz.

Cefau/Cetras

O Cefau é uma unidade do Naturatins, criada com objetivo de garantir a proteção da fauna silvestre por meio da operacionalização de ações de assistência aos animais que se encontram em perigo iminente, e de ações socioambientais e educativas que vislumbrem a prevenção da saúde da população e o combate ao tráfico de animais.

A atuação do CEFAU ocorre em duas frentes, uma delas por meio do Cetras que tem a finalidade de receber, identificar, triar, recuperar e destinar animais silvestres provenientes de ação de fiscalização, resgate ou de entrega voluntária.

 

Da Secom/Naturatins

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.