publicidade
publicidade
Araguaína-TO, terça, 26 de outubro de 2021
Siga a REDE TO

Municípios

Palmas amplia público-alvo da vacinação contra covid-19

24/05/2021 21h17

Raíza Milhomem

A partir desta terça-feira, 25, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) amplia a vacinação para o grupo com comorbidades a partir de 35 anos. Para se vacinar, o cidadão deve utilizar o Sistema de Agendamento, disponível aqui.

O Ministério da Saúde atualizou o Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 e inseriu os pacientes com doenças neurológicas crônicas como público prioritário da vacinação. Segundo o PNI, podem se vacinar pessoas com mais de 40 anos que tenham doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular); doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave.

A vacinação também estará disponível para pessoas acima de 60 anos sem comorbidade; pessoas acima de 18 anos que possuam deficiência permanente, insuficiência renal crônica, pessoas imunossuprimidas, grávidas e puérperas, ambas com mais de 18 anos e que tenham comorbidades e/ou demais fatores de risco. Confira a lista completa de comorbidades e fatores de risco aqui.

A mesma edição do documento do Ministério da Saúde atualiza os critérios da aplicação da segunda dose da AstraZeneca/Oxford para as grávidas e puérperas. Conforme o PNI, essas mulheres terão que aguardar o término do período da gestação e puerpério (até 45 dias pós parto) para a administração da segunda dose da vacina. A vacinação com a Pfizer continua com o mesmo intervalo, isto é, a segunda dose será administrada 90 dias após a primeira.


Agendamento

Para fazer o agendamento é simples, basta colocar o número do CPF, a dose que quer agendar e a comorbidade. Após agendar é necessário comparecer à Unidade de Saúde da Família (USF) assinalada pelo programa, no dia e horário marcados.

É necessário levar laudo ou relatório médico comprovando a condição de saúde (original e cópia); documentos pessoais (CPF, RG ou CNH), Cartão de Vacina; Cartão do SUS, Caderneta da Gestante (para as grávidas); Declaração de nascido vivo ou Natimorto para puérperas.

A Semus reforça que a documentação apresentada estará sujeita à análise dos profissionais de saúde. A não apresentação da documentação necessária ou o não enquadramento dos critérios do público alvo implicam no impedimento da aplicação da vacina.

Confira os locais onde ocorrem a vacinação:

Dia 25 de maio (terça-feira) - por agendamento
USF da Arno 42 (405 Norte), das 8 às 17 horas
USF Bela Vista, das 8 às 17 horas
USF Albertino Santos, na Arse 101 (1.004 Sul), das 16 às 20 horas

De 26 a 28 de maio - por agendamento
USF da Arno 42 (405 Norte), das 8 às 17 horas
USF Bela Vista, das 8 às 17 horas
USF Albertino Santos, na Arse 101 (1.004 Sul), das 16 às 20 horas
USF da Arno 44 (409 Norte), das 8 às 17 horas
USF Francisco Júnior, na Arso 41 (403 Sul), das 8 às 17 horas
USF Satilo Alves, na Arso 111 (1.103 Sul)
USF José Hermes, no Setor Sul, das 8 às 17 horas

Dia 28 de maio (sexta-feira) - demanda espontânea
USF Walterly Wagner, em Taquaruçu Grande

 

Com Secom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.