publicidade
publicidade
Araguaína-TO, terça, 26 de outubro de 2021
Siga a REDE TO

Estado

Situação é crítica nos estoques de sangue dos hemocentros do TO

13/07/2021 22h42 | Atualizado em: 19/07/2021 22h21

Reprodução No primeiro quadrimestre de 2021, a Hemorrede Tocantins coletou uma média aproximada de aproximadamente 1500 bolsas de sangue/mês, mas, por conta da chegada do mês de julho, as doações caem significativamente

Os estoques de sangue nos Hemocentros do Tocantins estão em situação crítica, por isso, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), convoca toda a população para doar sangue.

“As demandas não param de chegar. Atualmente há a necessidade de todos os tipos sanguíneos. Precisamos atender todos os pacientes que necessitam de sangue e, para isso, convidamos toda a população tocantinense para fazerem a doação. Estamos fazendo um trabalho diário de captação, ligando para todos os doadores e fazendo agendamento, mesmo assim, ainda estamos com estoques abaixo do esperado”, explicou a responsável pelo Setor de Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes.

A técnica ressaltou ainda que “em virtude da pandemia da Covid-19, que preconiza o isolamento social e dificulta ainda mais a doação de sangue espontânea, os estoques de sangue estão em níveis ainda mais deficitários em todos os hemocentros do país. É importante ressaltar que, mesmo com estoques críticos, não deixamos de atender nenhuma demanda, mesmo com as dificuldades”.

No primeiro quadrimestre de 2021, a Hemorrede Tocantins coletou uma média aproximada de aproximadamente 1500 bolsas de sangue/mês, mas, por conta da chegada do mês de julho, as doações caem significativamente. “O mês de julho é, historicamente, um mês de redução das doações, em decorrência das férias. Desta forma, recomendamos que os doadores assíduos, agendem as doações. Além disso, é um bom momento para que quem nunca doou, que comece a fazer isso. Estamos seguindo todas as medidas de prevenção contra a Covid-19, mantendo o distanciamento, fazendo higienização constante, além de agendamento para doação, a fim de evitar aglomerações”, enfatizou a Superintendente da Hemorrede, Pollyana Gomes.

Agendamento

O agendamento para doações na Hemorrede do Tocantins pode ser feito, via telefone, nas unidades da Hemorrede do Tocantins: Hemocentro Coordenador de Palmas: 3218-3232 e 0800-642-8822; Unidade de Coleta de Palmas (anexo ao HGP): 3218-7336; Hemocentro Regional de Araguaína: 3411-2915; Núcleo de Hemoterapia de Gurupi: 3312-2237; Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional: 3363-5161; Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis: 3456-1153.

Critérios básicos para doação

Para ser um doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

 

Da Secom/Governo do TO

Leia sobre: AgendamentoDoaçãoSangueTocantins
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.