publicidade
publicidade
Araguaína-TO, domingo, 28 de novembro de 2021
Siga a REDE TO

Municípios

Palmas tem umidade menor do que cidades do Saara

16/08/2021 21h38 | Atualizado em: 27/08/2021 21h56

Divulgação/Lia Mara Nesta quarta, 18, a previsão é que umidade relativa do ar alcance 12%; no período seco é recomendado maior ingestão de líquidos e evitar exposição ao sol

O boletim emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) - Sala de Situação da Defesa Civil Municipal desta terça-feira, 17, informa ‘Estado de Alerta’, com baixa umidade relativa do ar para Palmas e região, bastante sol e poucas nuvens. Na quarta, 18, de acordo com documento, a previsão é de temperatura variando entre a 22ºC (mínima) e 36ºC (máxima) e umidade relativa com mínima de 12% e máxima de 27%, com índice UV muito alto.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60% para cima. Menos de 15% é o que é registrado em muitos desertos pelo mundo. Em cidades do Saara, por exemplo, a umidade, geralmente, varia entre 14 e 20%. 

Diante das condições climáticas, a Defesa Civil Municipal recomenda ingestão de bastante líquido, evitar a prática de atividades físicas nas horas mais secas e de exposição ao sol do período mais quente do dia.

Outra recomendação é umidificar o ambiente, já que com a baixa umidade, há risco à saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Recomenda-se uso de vaporizadores, toalhas, recipientes com água e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol e usar hidratante para pele.

Incêndios Florestais

Ainda de acordo com a Defesa Civil Municipal, o tempo seco aumenta os riscos de incêndios florestais. Com isso é recomendado à população não fazer fogueiras, e também não jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndio devem ter atenção redobrada devida à visibilidade reduzida por causa de focos de fumaça.

Os cidadãos também podem colaborar não colocando fogo em folhas e galhos secos, e principalmente nos terrenos baldios.

Dúvidas poderão ser esclarecidas junto à Defesa Civil através do número 199 (Defesa Civil) e ou 193 (Corpo de Bombeiros).

 

Com Secom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.