publicidade
publicidade
Araguaína-TO, domingo, 28 de novembro de 2021
Siga a REDE TO

Estado

Mais de 123 mil tocantinenses estão com 2ª dose de vacina atrasada

15/10/2021 20h33 | Atualizado em: 15/10/2021 21h07

Divulgação/Raiza Milhomem Atraso na aplicação da segunda dose prejudica as ações de combate à covid-19 no Tocantins

REDAÇÃO
REDE TO


É preocupante o número de tocantinenses que não retornaram aos postos de saúde para tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 123.150 pessoas não concluíram o ciclo vacinal. As vacinas Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca só atingem a sua eficácia máxima com a aplicação das duas doses. 

De acordo com a titular da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da SES, Perciliana Bezerra, o atraso na aplicação da segunda dose prejudica as ações de combate à covid-19. “Infelizmente, devido essas pessoas não retornarem para tomar os imunizantes, ainda temos pessoas internadas e até óbitos. Se chegássemos a 70% da população imunizada teríamos uma melhor expectativa de redução dos casos e de internações”, esclarece a gestora.

A SES tem orientado rotineiramente os municípios a realizarem buscas ativas da população faltosa, porém o número ainda continua alto e subindo. “A responsabilidade da imunização é do município, e desde o início da imunização, em janeiro deste ano, nós recomendamos as secretarias municipais de saúde a realizarem ações para vacinação de sua população, sabemos que a população não está colaborando, por isso conclamamos a todos que façam sua parte, a vacina está disponível”, ressalta Perciliana Bezerra.

Redução de casos e mortes

Graças ao avanço da vacinação, o Tocantins encerrou setembro com a sequência de queda nos números e óbitos pela covid-19, completando um ciclo de cinco meses consecutivos em baixa. 

Conforme apurado pela equipe técnica do Integra, em setembro, foram registrados 4.692 novos casos de covid-19, em todo o estado, uma redução de 39,9% em relação aos mês de agosto, quando se contabilizou 7.809 novos registros da doença.

A queda também foi verificada nas mortes. Em setembro, foram 50 óbitos, enquanto em agosto foram registrados 106, uma redução de 53% de um mês para o outro.  


 

Leia sobre: CasosCovid-19MortesNúmerosSaúdeSESTocantinsVacinação
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.