publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sábado, 28 de maio de 2022
Siga a REDE TO

Estado

Enchentes deixam pessoas desabrigadas e rastros de destruição

10/01/2022 09h37 | Atualizado em: 10/01/2022 09h37

CBMTO/divulgação Enchentes tem deixado rastros de destruição no TO
REDAÇÃO
REDE TO

As enchentes causadas pelas fortes chuvas dos últimos dias seguem causando transtornos à centenas de famílias no Tocantins. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil neste domingo (09), 850 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em todo o estado. O Governo do Tocantins declarou estado de emergência na última quarta-feira (05).

Ao todo, 36 municípios estão sendo monitorados. A região norte do estado é a que tem a situação mais preocupante no momento. Moradores dos municípios de Araguanã,  Axixá do Tocantins, Itaguatins, São Miguel, Rio dos Bois, Pedro Afonso, Dois Irmãos, Esperantina, Paranã, Tupirama, Tupiratins, Palmeirante, Bom Jesus, Sampaio e São Sebastião estão em abrigos públicos ou em casas de familiares.


Rastros de destruição


As chuvas também destruíram pontes e danificaram rodovias no estado. Mais de 15 trechos de rodovias estaduais precisaram receber serviços de emergência feitos pela Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).

Algumas comunidades estão ilhadas, como é o caso de famílias da zona rural de Santa Rita do Tocantins, após a ponte sobre o rio Dueré ser levada pela correnteza neste final de semana.

Um trecho da BR-153 precisou passar por reparos duas vezes em menos de 10 dias. A pista ficou interditada por cerca de 22 horas na altura do KM 236, entre Colinas do Tocantins e Nova Olinda, depois que uma cratera começou a se formar. O trânsito foi liberado por volta das 13 horas deste domingo.


Alerta de tempestades


O Tocantins segue sob alerta laranja de tempestades pelo menos até esta segunda-feira (10). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de até 100 milímetros de chuva por dia e ventos acima de 60 km/h. 
 
Leia sobre: ChuvasDesabrigadosEnchentesRodoviasTocantins
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.