publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Saturday, 13 de August de 2022
Siga a REDE TO

Estado

Conta de energia terá reajuste a partir de julho no Tocantins

29/06/2022 11h17

Divulgação
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) fixou em 13,68% o Reajuste Tarifário Anual (RTA) para os consumidores residenciais de energia no Tocantins. O percentual entra em vigor a partir de segunda-feira, 4 de julho. A correção tem como objetivo cobrir os custos referentes à compra de energia e da infraestrutura de transmissão, que leva energia para os estados. Além disso, garante a continuidade de investimentos na rede de distribuição do Tocantins. Na prática, a Energisa atua como arrecadadora para todo o setor elétrico. Os principais fatores que impactaram no percentual foram custos de geração e transmissão.

O reajuste tarifário anual é um processo regulado, previsto no contrato de concessão e acontece para todas as distribuidoras de energia do país. Do total da fatura, geradoras e transmissoras ficam com 33%, e mais 33% são referentes a encargos, tributos e impostos (ICMS, PIS/COFINS).

O reajuste vale para todos os clientes e varia de acordo com o tipo de cliente. O efeito médio percebido para todos será de 14,78%, incluindo cliente de alta e média tensão, a exemplo da indústria, que possui uma tarifa diferenciada.

O novo percentual vale também para os clientes de baixa renda, que continuam com o benefício de até 65% de desconto na conta de luz. 


Da Comunicação/ETO


Leia sobre: EnergiaReajusteTarifaTocantins
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.