publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Wednesday, 29 de June de 2022
Siga a REDE TO

Estado

Agrotins: Edição deste ano deverá ter área ampliada em 12 mil m²

Feira acontece em maio no Centro Agrotecnológico de Palmas

04/02/2014 14h56 | Atualizado em: 05/02/2014 16h32

Divulgação A Agrotins 2014 será realizada de 6 a 10 de maio no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na TO-050, saída para Porto Nacional

Com foco na agricultura familiar, a 14ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins) terá mais espaço este ano. Serão 12 mil m² a mais de extensão em relação à edição anterior. Nesta segunda-feira, 3, outros detalhes da feira foram debatidos na Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro).

Durante a reunião, o secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, destacou que neste ano a agricultura familiar será o foco principal não só da Agrotins, como também da própria Seagro. “A agricultura familiar precisa ser tratada de uma forma muito carinhosa. Não é assistencialismo. Os produtores trabalham com uma logística diferenciada, mas na hora de vender os produtos, precisam competir com o mesmo preço de empresas grandes que têm custo de produção reduzido”, explicou. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a agricultura familiar é responsável por 70% da produção de alimentos do Brasil.

Ainda durante o encontro, o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua pontuou algumas das novidades para este ano. A área institucional irá permanecer, enquanto a área de máquinas vai sofrer um aumento para atender aos pedidos das empresas parceiras. No total, a Agrotins estará com 12 mil m2 a mais de extensão em relação à edição anterior.

Mais visitantes

A expectativa de participação do público no evento deste ano é que supere os anos anteriores. Segundo o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, um dos principais fatores que podem influenciar é o asfaltamento do acesso à Agrotins. “O asfalto era uma demanda importante, e que agora traz mais comodidade aos visitantes” frisou. De acordo com a diretora de Sustentabilidade do Agronegócio, Angelina Souto, as caravanas já estão em formação para trazer cerca de 1600 produtores do interior do Estado para o evento.

A Agrotins 2014 será realizada de 6 a 10 de maio no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na TO-050, saída para Porto Nacional.

Presenças

O encontrou contou com a participação da Superintendência Federal da Agricultura (SFA), Fundação Universidade do Tocantins (UFT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Desenvolvimento rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Tocantins (DFDA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Faculdade Católica (FACTO), entre outros.

 

Da ATN

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.